segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

♫A LENDA DO UAKTI: UM SER MÁGICO QUE TERIA DADO ORIGEM À FLAUTA DE BAMBU♫

Uma antiga lenda conta que existiu na Terra um ser mágico chamado Uakti, cujo corpo era repleto de buracos que, ao serem penetrados pelo vento, produziam um som de grandiosa beleza. A melodia encantava as mulheres da aldeia dos índios tucanos, as quais por Uakti instantaneamente se enamoravam.
*
Os homens da aldeia, por despeito e ciúme, uniram-se para caçar e matar Uakti. Atacaram-no e mataram-no com tal veemência, que de seu corpo só restaram pedaços que foram enterrados próximo à taba.

No local, primaveras mais tarde, brotaram plantas cilíndricas e longas, curiosamente ocas e enogadas. Nascia ali um bambuzal e quando o vento soprava entre os bambus, produzia o mesmo som encantador de Uakti.

Foi então que os homens da aldeia se deram conta que poderiam produzir instrumentos daqueles bambus para seduzir as mulheres. Passaram então a fazer flautas de bambu para encantar suas amadas com a beleza do som do instrumento.

*Fonte:

http://images.quebarato.com.br/photos
http://www1.prefpoa.com.br

4 comentários:

Guará Matos disse...

A flauta é um instumento sagrado para os índios brasileiros e acredito também para todos os povos andinos e suas civilizações antigas.
Quem vai ao Alto Xingu em épocas especiais poderá assistir aos indíginas com suas flautas "Uruá" compridas e feitas de bambú do mesmo nome).
O genial músico brasileiro, Egberto Gismonti numa época que esteve no Xingu, foi convidado a visitar a Oca Sagrada, onde ficavam as flautas e lá lhe foi concedido o direito de excutar algo numa delas. Após a execução foi tratado como "deus" pelos índios da Tribo Yawaiapiti e lá ficou morando durante um tempo e aprendendo a música indígina.

Denise, Quem quiser saber mais da História da Flauta é só acessar o seguinte endereço:
http://www.tatankaishca.com.br/a%20historia%20da%20flauta.html

Professora Denise Guerra a sua contribuição para a História do Folclore brasileiro é de uma percepção incrível. A divulgação que você tem feito tem gosto de terra nativa.
Bjs.

Denise Guerra disse...

Guará que coisa boa vc nos contou em seu comentário!? adorei, obrigada! Sabia que o meu instrumento principal na musicoterapia é a flauta? eu toquei por 10 anos em bandas, orquestras e duos. Aqui eu me encontro com meu lado indígena pois, a minha avó era uma índia guarani. Bjs!

Guará Matos disse...

Que maravilha Denise, parabéns pela herança.

Agora eu é quem pisei na bola: Onde eu escorreguei escrevendo de maneira soberba a palavra INDÍGINA, na verdade é INDÍGENA. Peço desculpas a você e a língua portuguesa, pelo tratamento inadequado.

Denise Guerra disse...

Querido amigo, além da nossa língua não ser fácil, nosso corre-corre também nos faz tropeçar. tenho certeza que a língua está feliz com sua preocupação e eu com as suas visitas! Obrigada pelos comentários! Bjs!

Related Posts with Thumbnails