quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

♫AMARELINHA MUSICAL: TRADIÇÃO E CRIATIVIDADE♫

♫AMARELINHA: UM JOGO PARA ACERTAR O ALVO, EQUILIBRAR-SE NUM PÉ SÓ, PULAR, CHEGAR AO CÉU E ATÉ CANTAR AS NOTAS MUSICAIS♫
Muitas das nossas brincadeiras populares vem de Portugal, da França e da África. A Amarelinha vem do francês la marelle, que por adaptação popular ganhou a associação com amarelo e o sufixo diminutivo inha. A Amarelinha (Macaca, em Portugal) é uma brincadeira muito antiga, fazendo parte do nosso folclore. Há muitas variações do jogo de amarelinha, entretanto, só encontrei na web e em livros versões com números e ritmos musicais dentro dos quadrados. Trago então a versão que eu uso para dar aulas de música com notas musicais e uma música ilustrativa. Mas antes vamos ver a história desta brincadeira:
A AMARELINHA É conhecida por diversos nomes:
Em Portugal há outras variações: jogo da macaca, jogar ou saltar à macaca (no norte), e ainda jogo-do-homem e pé-coxinho.
*Em
Moçambique chama-se avião ou neca.
*No
Rio de Janeiro (Brasil) pode ser ainda academia ou cademia e marelinha.
*Na
Bahia e no Pará, (Brasil), diz-se pular macaco ou macaca, semelhante a Portugal.
*Em
Minas Gerais (Brasil) é maré.
*No
Rio Grande do Norte (Brasil) é avião, como em Moçambique.
*No
Rio Grande do Sul (Brasil) é sapata.
*Na
Espanha a brincadeira é chamada: cuadrillo, infernáculo, reina mora, pata coja ou rayuela.
*No
Chile e no Peru é a rayuela.
*Na
Colômbia é chamada coroza ou golosa.
*Nos
Estados Unidos é hopscotch.
*Na
França, por fim, é la marelle, denominação que deu origem a amarelinha, marelinha e maré no Brasil.
*Na
Galiza o jogo tem vários nomes: a chapa, truco, mariola, peletre, cotelo, macaca, estrícula, entre outros. Apesar de que hoje a sua prática esteja muito reduzida, tempos atrás jogou-se em mais de 40 desenhos diferentes.
REGRAS BÁSICAS em uma das versões do jogo da Amarelinha:
*
O
jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.
*
Tira-se na
sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
*
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
*
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
*
Em uma outra versão, mais
complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.
*
♫VERSÃO COM AS NOTAS MUSICAIS♫
♫SÓ PARA DEIXAR CLARO, NÃO SEI QUEM INVENTOU ESTA VERSÃO MUSICAL, MAS, COMO NÃO ACHEI UM DESENHO COM AS NOTAS MUSICAIS ESTA AÍ FUI EU QUE FIZ.
♫Para crianças que estão aprendendo a ler terão que ler o nome das notas musicais nos quadrados. Para aquelas que estão aprendendo os sons das notas, ao chegar em cada quadrado deverão cantar o som das notas musicais. Repare que as notas na vertical possuem a distância de um Tom na escala diatônica e as notas na horizontal possuem a distância de um Semitom. Quando a pedrinha estiver em certa casa e a criança tiver que pular esta casa não deve cantar a referida nota musical. Não é tão fácil de executar, mas, a criançada se encanta com o desafio. Tente fazer!
*
♫AMARELINHA♫
( Música e Letra de Aurea Charpinel )
Gosto de pular a amarelinha com você
Meu bem, que bom
No céu eu vou entrar...
Gosto de cantar a amarelinha, só porque
Começa com o verbo amar.
*
Amarelinha
Amar é lindo
Amar é lenha
Que aquece o nosso coração...
*
A gente pulaA gente grita
A gente canta bem feliz uma canção.
Pula, pula a amarelinha, meu amor
Bate, bate no meu peito a emoção.
Quero ir com você aonde você for
Segure, por favor, a minha mão...
*
♫Ouça a Música em Mp3 neste endereço:♫

*Fontes:

http://www.overmundo.com.br/banco/amarelinha

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amarelinha

4 comentários:

Guará Matos disse...

Brinquei muito disso. E era uma forma também de tentar conquistar as meninas, era bom demias!
Belos tempos, velhos dias.

Denise Guerra disse...

Guará, você deve ter dado muito trabalho aos seus pais e as meninas!!! rs,rs,rs... brincar é bom demais né?! Obrigada pela lúdica presença! Bjs!

Guará Matos disse...

Um pouco apenas, rsrsrsrsrs!
Bjs.

Suzy disse...

Nossa...brinquei muito de amarelinha! rs
Aliás, como era divertido ser criança no meu tempo...amarelinha, cabra-cega, chicotinho queimado, mamãe da rua, bandeirinha, queimado, mamãe posso ir?, e por aí vai...
Obrigada por me proporcionar essa lúdica lembrança.

Bjos ;)

Related Posts with Thumbnails