domingo, 21 de fevereiro de 2010

♫CANINHA VERDE - DANÇA E MÚSICA FOLCLÓRICA DO CICLO CANAVIEIRO DO BRASIL♫

*Por Denise Guerra



O ciclo da cana de açúcar no Brasil foi sem dúvida um período cruel para muitos nativos e africanos escravizados devido ao trabalho pesado para o cultivo da cana e todo o trabalho gerado na produção das iguarias que esta planta pode oferecer. No entanto, como das situações ruins também se pode tirar coisas boas, a cultura brasileira se enriqueceu um pouco mais neste período.

*
Entre as danças das zonas canavieiras, do norte e do sul, a Caninha Verde parece a mais antiga. Aclimatou-se de tal jeito que já diversos folcloristas brasileiros chegaram a sustentar que essa dança nasceu no Brasil. A verdade é que essa tradição coreográfica veio-nos de Portugal, lá do Minho. É dança cantada como, em geral, são as danças populares. Lembram as danças do ciclo junino.

*
Há inúmeras músicas de caninha verde como se pode achar na internet, mas, trouxe aqui uma que, após pesquisar, não encontrei em toda web e que aprendi com a profª Cássia Frade no curso de Musicoterapia na disciplina de Folclore. Esta caninha verde é do folclore de São Paulo e é bem fácil de dançar. Vejamos:

♫CANINHA VERDE♫ (SP)


Eu plantei caninha-verde (2 vezes)

Na ponta do teu nariz

Bem plantada ou mal plantada

Eu plantei onde bem quis


Ai cana-verde (2 vezes)

Ai cana-verde

Lá do meu canaviá



A DANÇA

*Deve-se formar uma roda de pares que se defrontam;

*Na primeira estrofe os pares fazem os gestos conforme a letra da música;

*Na segunda estrofe os cavaleiros devem andar fazendo a corrente com as mão (aquela que fazemos na quadrilha), e depois é a vez das damas.


Fonte: Tradição Oral.

12 comentários:

Guará Matos disse...

Então....
professora Denise, me dê a sua mão e vamos dançar.
Bjs.

Unknown disse...

Dou-lhe parabéns por muito mas, muito tempo por está aprendendo sobre o folclore brasileiro.
mais uma vez obrigadooooooo...

Denise Guerra disse...

Meninos Guará e Lucidreira, obrigada pelos comentários! meu interesse aqui é mostrar estas pérolas que são guardadas com as pessoas e vão embora com elas se não passarem adiante. Foi muito bom ter aprendido e hoje poder compartilhar! um grande beijo no coração!

Rita Cidreira disse...

Olá Denise!
Que maravilha, estou encantada...
Eu sabia que quando visitasse seu blog, iria gostar. Você é uma joía! E o folclore faz parte da cultura brasileira, tem que ser regada sempre, para não deixar morrer. Muito legal!
Grande Beijo

Denise Guerra disse...

Olá Rita, é um prazer receber sua visita no meu blog! Obrigada pelos comentários! Eu adoro a nossa cultura popular, ela é o que move meu trabalho com as crianças, repasso o que aprendi e aprendo novas belezas da nossa cultura. Seja Bem-Vinda e volte sempre que puder, adorei sua visita! bjs!

Cássio lucas disse...

olá eu queria saber onde posso baixar essa musica. eu preciso dançá-la num trabalho da escola. me passa o link.

Denise Guerra disse...

Olá vc de Vargem Grande, eu não tenho nenhuma informação desta música na internet, inclusive fiz uma busca para não ter que digitar pois, tenho muito material escrito a mão, e não econtrei esta, apesar de ter visto outras músicas de cana verde na web. Boa sorte no seu trabalho, pena não poder ajudar muito. Abçs!

Denise Guerra disse...

Olá Valdecy, obrigada pela visita, por se tornar seguidor e pelos seus comentários! Com certeza vou visitar o seu blog e vamos trocar muitas informações, temos que aproveitar esta ferramenta que nos aproxima das diversas culturas e das pessoas. Seja bem-vindo sempre!
Saudações Culturais!

Silvestre Duarte disse...

Cara Professora e caros leitores
Que beleza esse blog! O folclore é a alma do povo. Peço ajuda dos amigos para identificar/localizar a letra de "Caninha verde" cantada pela Inezita Barroso, no program dela, após Roberto Leal cantar cana verde (meados de março). Segundo Inezita, que também é folclorista, a música é da região entre Minas Gerais e S. Paulo. Fala de mel e rapadura.
Um grande abraço.
Silvestre Duarte, de Curitiba.

Anônimo disse...

ola graças avoce e a deus consiguir achar o que preucurava munha professora disse que teri que dançar essa musica

um bj e um bç

Anônimo disse...

Amada, você poderia dizer qual o ritmo musical? Gostaria muito de apresentá-la junto aos meus alunos da Educação Infantil.
Abraços,
Késia

Denise Guerra disse...

Olá Késia! Caninha Verde é um estilo musical feito o Coco, o forró, e vários outros regionais. Se vc nunca ouviu um canto de Caninha Verde sugiro procurar no youtube, eles se repetem por ser uma cultura específica. Abraços!

Related Posts with Thumbnails