terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PETECA: JOGO INDÍGENA BRASILEIRO

Peteca é o nome dado a um artefato esportivo, utilizado no jogo também chamado "Peteca", de origem indígena-brasileira. A palavra Peteca vem do tupi e significa golpe. Registros históricos indicam que a peteca era utilizada pelos nativos brasileiros como forma de recreação muito antes dos colonizadores portugueses chegarem. Paralelamente aos rituais e festas indígenas o jogo da peteca era praticado, tendo como centro as tribos localizadas no estado brasileiro de Minas Gerais. Através de gerações a tradição de jogar peteca foi se perpetuando, tornando-se enfim o esporte que é hoje.

*
A Peteca é constituída de uma base que concentra a maior parte de seu peso, geralmente feito de borracha (mas pode ser outro material), e uma extensão mais leve, geralmente feita de penas naturais ou sintéticas, com o objetivo de dar equilibrio ou orientar sua trajetória no ar quando arremessada. A Peteca era muito utilizada pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno.

*
O jogo esportivo de Peteca guarda certa semelhança com o voleibol e o Badminton, pelo fato de jogar-se, como estes, em um terreno dividido por uma rede. O elemento principal do jogo é a peteca, que se golpeia com a mão. A popularidade da peteca como jogo de tempo livre tem crescido constantemente em alguns países europeus, como a Alemanha, onde, para o esporte, existem três federações diferentes.

*
O jogo esportivo oficial contade dois ou mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que a mesma toque o solo numa área definida. É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão. Em 1920 nas olimpíadas de Antuérpia a delegação brasileira levou petecas para seu lazer e encantou os demais países competidores. Em 1936 a peteca foi levada para a Alemanha por um professor visitante que esteve no Brasil. Desde 1973 há confederações no Brasil e em 1986 criou-se a Confederação Brasileira de Desporto Terrestre com um departamento para o jogo de peteca.
*


VOCÊ SABE FAZER UMA PETECA?
É bem simples fazer uma peteca, inclusive pode servir de atividades para as crianças. Pode ser feita de vários materiais como: jornais, tecidos ou borracha Eva. A de jornal dura pouco mas, garante um grande interesse das crianças em fazer e brincar com o brinquedo que criou.

*
PETECA DE JORNAL:
Basta amassar jornal até formar uma bolinha bem firme e cobrir de fita crepe. Em seguida, revista com um papel de sua preferência e passe fita crepe novamente formando uma base com o papel amassado para cima. Pinte a parte de cima com mais de 2 cores de tinta guache ou outro material (giz de cera, lápis de cor etc). Está pronta!!!

*
PETECA DE TECIDO:
Faça um círculo de mais ou menos 30cm de diâmetro com o tecido que você escolheu, vá costurando a mão na parte superior deixando + ou – 7cm sobrando para cima para ser a borda da peteca, depois coloque areia de praia ou outra dentro do círculo que agora virou um saco. Pegue uma rolha de garrafa e coloque nela 4 ou mais penas sintéticas, passe cola em volta da rolha, coloque-a dentro da base que você colocou a areia passando mais cola na borda da base junto às penas. Agora feche a base da peteca terminando a costura e arrematando com cola. Deixe secar. Está pronta!

*
*AGORA É SÓ JOGAR, MAS, NÃO VÁ DEIXAR A PETECA CAIR!!!*


*Prática de Jogos indígenas numa saída pedagógica ao Pico da Coragem com meus alunos de Japeri - No Pico da Coragem pratica-se salto de Asa Delta. São 5.400km de subida, Lindo demais!*




*Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca
*http://www.imagesgoogle.com
*Atividade pedagógica com os alunos de Japeri no Pico da Coragem-Japeri - RJ. *Confederação Brasileira de Petecas - Regras oficiais:http://www.santamonica.rec.br/pdf/regras_oficiais_do_desporto_da_peteca.pdf

13 comentários:

Guará Matos disse...

Jogo de peteca é muito bom. Animado, extimulante e interativo.
Adoro dar um tapa na peteca.
Bjs.

Suzy disse...

Nossa...há qto tempo não ouço falar em peteca! Eu a-ma-va jogar peteca. Não sabia que era de origem indígena...muito legal o artigo.
Denise, não sei porque o blog-roll não ta atualizando nosso blog. Imagino que possa ser porque no final de semana postei automaticamente todos os artigos da semana, já que minha casa está passando por uma reforma e eu fiquei dois dias sem poder usar o pc, pq tive que desconectar minha rede. Se não for isso é algum problema no feedburner.

Bjinhos ;)

Thomaz disse...

Existe um campeonato oficial de peteca,tanto ncionalcomo internacionalmente?

Denise Guerra disse...

Guará, obrigada pela presença, ainda vamos brincar muito neste blog. Bjs!

Denise Guerra disse...

Suzy é muito legal conhecer nosso país e nossa cultura tão diversa. eu também achei incrível que aquele brinquedo que usei quando criança é um brinquedo criado pelos nossos indígenas. Somos muito ricos culturalmente! Bjs!

Denise Guerra disse...

Dom, é verdade temos competições nacionais e internacionais com direito a regras tão qual o tênis. Obrigada pelos comentários! Bjs!

Anônimo disse...

e muito difisio fazer uma peteca de penas!

Anônimo disse...

Nossa, eu tive que fazer uma peteca reciclavel, para meu trabalho da escola, ficou tão legal na sala enquanto a professora corrigia de quem ela chama-va ficavamos batendo um para o outro... Bons tempos....

Anônimo disse...

Muito obrigada isto me ajudou muito , para meu trabalho da escola , valeu !

Anônimo disse...

Foi bem interessante esse blog,pois nos dá uma direção no que queremos construir para nossos alunos.A peteca é bem criativa e fácil de fazer em sala. Adorei!! Vou continuar buscando sempre que precisar.Obrigada!!!

Anônimo disse...

Olá,estou fazendo um trabalho de educação-física.Pois quero saber em que data a peteca foi criada e quem foi o primeiro a brincar de peteca.
ATT,
Eloíza

Denise Guerra disse...

Olá Eloíza! eu não tenho a informação que vc pede aqui. Obrigada pela sua visita! Abraços!

Anônimo disse...

Nossa gostei muito vou fazer uma para meus filhos

Related Posts with Thumbnails