quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

*CONCURSO DE REDAÇÃO, POESIA, QUADRINHOS, DESENHOS - PROJETO AVA MARANDU: OS GUARANI CONVIDAM*


O Pontão de Cultura Guaicuru, em cooperação com o Comitê Gestor de Ações Indigenistas Integradas da Região da Grande Dourados, com o Sistema das Nações Unidas no Brasil e demais parceiros, torna público o presente Regulamento do Concurso de Redação, Poesia, Quadrinhos e Desenho Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani, abrindo as inscrições para alunos da rede pública de ensino de todas as regiões do Brasil e dos demais países do Mercosul apresentarem trabalhos relacionados ao tema, que possam contribuir para uma cultura de respeito e valorização dos direitos humanos dos Guarani, conforme as regras e os prazos a seguir estabelecidos.
*
1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O projeto Ava Marandu – Os Guarani Convidam tem por objetivo produzir ações concretas para a promoção da Cultura dos Guarani Kaiowa e dos Guarani Ñandeva de Mato Grosso do Sul. 1.2. Com a publicação deste Regulamento, o projeto pretende focar na participação de comunidades estudantis da região Cone Sul do MS, de comunidades estudantis de outras regiões do Brasil e dos demais países do Mercosul, descobrindo, incentivando e premiando os melhores trabalhos inscritos. 1.3. Este Regulamento ficará à disposição dos interessados no portal www.pontaodeculturaguaicuru.org.br e nos endereços ali indicados.

2. INSCRIÇÃO
2.1. As inscrições estarão abertas até 30 de março de 2010 e deverão ser entregues, pelos alunos concorrentes, na direção das escolas e universidades da Região da Grande Dourados, de outras regiões do Brasil e dos demais países do Mercosul.
2.2. A direção das escolas e universidades deverá enviar os trabalhos pré-selecionados para a Coordenação do Concurso de Redação, Poesia, Quadrinhos e Desenho Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani, até o dia 19 de abril de 2010 (data de postagem).
2.3. O Concurso é aberto a alunos do Ensino Fundamental, Médio e Universitário, matriculados em escolas e universidades e que estejam cursando o ano letivo de 2010.
2.4. No ato da inscrição, o aluno deverá indicar em qual categoria está concorrendo: Redação, Poesia, Quadrinhos ou Desenho, obedecendo às normas descritas no presente Regulamento. Parágrafo Único – Cada aluno poderá se inscrever em apenas uma categoria.
2.5. O Concurso terá como tema Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani no Mato Grosso do Sul. 2.6. Os trabalhos inscritos não serão devolvidos.
*
3. APRESENTAÇÃO
3.1. Estudantes que concorrerem na categoria Redação deverão obrigatoriamente apresentar seu texto digitado, em português brasileiro, espanhol ou guarani, impresso em papel sulfite branco A4, fonte Arial, tamanho 12, espaço, margens: superior, inferior, direita e esquerda do tipo padrão, conforme normas da ABNT, com um mínimo de 25 linhas e no máximo de 30 linhas.
3.2. Estudantes que concorrerem na categoria Poesia deverão obrigatoriamente apresentar seu texto digitado, em português brasileiro ou espanhol, impresso em papel A4, fonte Arial, tamanho 12, espaço, margens: superior, inferior, direita e esquerda do tipo padrão, com um mínimo de 1 (uma) página e no máximo 2 (duas).
3.3. Para os estudantes do Ensino Fundamental que concorrerem nas categorias Redação e Poesia, os trabalhos poderão ser escritos à mão livre, respeitando o número de linhas e páginas descritos nos itens 3.1 e 3.2.
3.4. Os trabalhos em Quadrinhos deverão obrigatoriamente ser apresentados em papel sulfite A4, branco, letra do tipo bastão, margens: superior, inferior, direita e esquerda, com um mínimo de 6 quadrinhos e no máximo 15 quadrinhos.
3.5. Os trabalhos em Desenho deverão obrigatoriamente ser apresentados em papel sulfite A4, branco, com margens: superior, inferior, direita e esquerda do tipo padrão, contendo apenas uma única página desenhada.
3.6. Os trabalhos deverão ser entregues lacrados, com a ficha de inscrição devidamente preenchida em envelope fechado junto com o trabalho, na direção da escola/universidade, até o dia 30 de março de 2010.
3.7. Até o dia 19 de abril de 2010, a instituição de ensino participante fará a pré-seleção de até 3 (três) trabalhos do Ensino Fundamental, até 3 (três) do Ensino Médio e até 3 (três) do Ensino Universitário, e deverá enviá-los por via postal, encomenda rápida, à Coordenação do Concurso de Redação, Poesia, Quadrinhos e Desenho Cultura e Direitos Humanos dos Povos Guarani no Mato Grosso do Sul, na sede do Pontão de Cultura Guaicuru – Rua 13 de Maio, 727, Bairro Santa Dorothéia, Campo Grande (MS), CEP 79004-423, podendo informar o código da postagem pelo e-mail: contato@pontaodeculturaguaicuru.org.br, para o rastreamento, caso necessário.

4. SELEÇÃO
4.1. A Comissão Julgadora será composta por jurados indicados pela Organização do projeto Ava Marandu – Os Guarani Convidam.
4.2. A seleção e o julgamento se darão da seguinte maneira: serão escolhidos pela direção das escolas participantes até 3 (três) trabalhos do Ensino Fundamental, até 3 (três) trabalhos do Ensino Médio e até 3 (três) trabalhos do Ensino Universitário. Os trabalhos serão encaminhados pelas escolas para análise final, que será feita pela Comissão Julgadora. Esta premiará o melhor trabalho do Ensino Fundamental, o melhor trabalho do Ensino Médio e o melhor do Ensino Universitário.
*
5. PREMIAÇÃO
5.1. Serão premiados os 3 (três) primeiros classificados finais de cada nível de ensino. 5.2. Serão premiados também os professores orientadores dos trabalhos dos alunos premiados, as escolas e as universidades onde estudam esses alunos. 5.3. Serão, portanto, 9 (nove) premiados: o aluno, o professor e a escola do Ensino Fundamental; o aluno, o professor e a escola do Ensino Médio; e o aluno, o professor e a instituição do Ensino Universitário. 5.4. Os prêmios serão 9 (nove) computadores laptops, sendo um para cada um dos premiados. 5.5. A premiação se dará no mês de maio de 2010 durante a Manifestação Cultural em prol dos Direitos dos Povos Guarani no Mato Grosso do Sul, momento culminante do projeto Ava Marandu – Os Guarani Convidam.
6. DISPOSIÇÕES GERAIS6.1. Os trabalhos inscritos poderão ser objeto da exposição Feira de Cultura e Direitos Humanos do Povos Guarani, ato culminante do projeto Ava Marandu – Os Guarani Convidam, reproduzidos nos materiais de promoção do projeto, de forma a atender seus propósitos, devendo, desde a inscrição, ser autorizados pelos autores. 6.2. A inscrição efetuada implica a plena aceitação de todas as condições presentes neste Regulamento e dos objetivos do projeto Ava Marandu – Os Guarani Convidam. 6.3. Os objetivos e outras informações sobre o projeto Ava Marandu – Os Guarani Convidam podem ser encontrados no portal:
6.4. Os casos omissos a este Regulamento serão apreciados e resolvidos pela Organização do projeto Ava Marandu – Os Guarani Convidam.
Campo Grande, MS, 1 de Janeiro de 2010

6 comentários:

Guará Matos disse...

A educação é o principal instrumento para a inclusão.
Parabéns mais uma vez, querida amiga e professora Denise, por estar sempre apoiando todas as formas de conhecimento.
Adoro você.
Bjs.

Denise Guerra disse...

Oi meu amigo, vc é um presente para mim! obrigada pelos comentários! Todos juntos pela Educação, o futuro agradece! A recíproca é verdadeira! Bjs!

Unknown disse...

É por isso que sou a favor da introdução dos acessos dos blogs nas escolas, claro que blogs na qual indusa ao aprendizado é claro.
E o seu, eté eu estou aprndendo mais com ele.

Rita Cidreira disse...

Que Maravilha!
Cada vez que lhe visito, sou ivadida de grande felicidade.
Gostaria tanto que pessoais como você, fossem duplicadas a cada minuto.
Pois é dificil utimamente ver os trabalhos dos professores que pouco se importam com a educação, mau regem sua aulas em sua sala. Percebo que você é diferente, é conectada e imbuída em seu trabalho incluseve informativo. Gosto demais de você, minha querida, Denise.
Parabens!
Grande Beijo.

Denise Guerra disse...

Oi Lucidreira, obrigada pela visita e pelo apoio! em breve estarei ajudando a montar o blog de uma das escolas muncipais que trabalho. O Estado do Rio está montando um portal com um blog para cada disciplina dinamizado por professores da respectiva área, acho que aos pouco vamos chegar lá! Bjs no coração!

Denise Guerra disse...

Oi Rita, eu agradeço imensamente suas palavras e o seu incentivo! Fico feliz em receber seus estímulos que cada vez me motivam mais a trabalhar por uma educação renovada e mais eficiente para as nossas crianças. Um grande beijo no coração! É um prazer conhece-la!

Related Posts with Thumbnails