sábado, 30 de janeiro de 2010

♫JOGO DE SAIR PARA OUVIR AS VOZES♫

Aprendi o Jogo de "Sair para Ouvir as Vozes" com meu profº de Folclore da Faculdade de Musicoterapia, FERNANDO LÉBEIS, que infelizmente não está mais entre nós, mas, deixou uma imensa contribuição para a Cultura Brasileira devido aos anos de estudo e prática que dedicou ao Folclore e a Cultura Popular Brasileira.

Segundo o profº Fernando Lébeis, este jogo veio de Portugal e só funciona se cumprirmos rigorosamente as suas etapas. O jogo parece muito simples mas realizá-lo requer muita concentração. Quando a minha turma fez este jogo encontrou muitas dificuldades porque somos seres falantes e não prestamos tanta atenção na massa sonora que nos envolve diariamente, mas, nós conseguimos cumprir as regras e o resultado foi belíssimo!

O JOGO:

Pode ser realizado por alunos do 8º e 9ºano do ensino fundamental, mas, é mais indicado para adultos como por exemplo uma equipe de professores de uma escola.

Começa-se o jogo Assim: todos devem ter certeza de que desejam participar e cumprir rigorosamente as regras.

*A primeira regra é de que todos do grupo deverão "sair para ouvir as vozes" na rua, num período de tempo de 20 a 30 minutos (nada além disso). No caso do trabalho realizado com os alunos eles deverão andar pela escola, pois, na rua seria inviável sozinhos.

*A segunda regra diz que nenhum dos participantes poderão falar qualquer palavra seja com quem for; não pode falar com ninguém do grupo, nem com pessoas que passam na rua, mesmo que alguém te cumprimente, te chame ou fale com vc. Você deve fugir de qualquer contato sem explicar os motivos. Deve passar o tempo estipulado apenas ouvindo e guardando o maior número de informações que conseguir ouvir.

*A terceira regra diz que passados os minutos estipulados o grupo deve retornar sem falar e colocar num papel as coisas mais importantes que ouviram. Depois de escrever o que ouviram, todos podem voltar a falar e agora contar o que ouviram e observaram no contexto das palavras ouvidas, o que é que estas palavras dizem sobre si mesmo.

*Todos do meu grupo +ou- 30 pessoas, trouxemos diversos temas que tinham tudo haver com a história de vida de cada um. Parecia mágica ou vidência! Então sugiro que façam com os professores primeiro e vejam o resultado. Depois tentem fazer com os alunos conforme o perfil das suas turmas.

Saudações Sonoras!

*Esta postagem é para homenagear um grande Mestre, Folclorista, Griôt, uma pessoa iluminada a qual tive o prazer de conhecer, conviver, e a oportunidade de aprender muitas coisas sobre a cultura brasileira. Salve FERNANDO LÉBEIS! (in memorian)

10 comentários:

Guará Matos disse...

Deve ser muito legal mesmo, Denise, Esse jogo. Tái uma forma bem legal de auto-conhecimento, creio eu.
Bjs.

Suzy disse...

Denise, muito interessante esse artigo. Todos nós deveríamos praticar pelo menos uma vez na vida, principalmente aqueles que não tem paciência para ouvir o outro.
Ouvir é uma arte. E para poucos.

Bjos ;)

Denise Guerra disse...

Oi Guará, vc tem razão é um ótimo exercício de auto-conhecimento e reflexão também. Obrigada pela visita! Bjs!

Denise Guerra disse...

Olá Suzy, é verdade, este jogo é simples e profundo. No nosso dia a dia quase não damos atenção para este sentido tão importante. Obrigada pela presença! Saudações Sonoras!

AFRICA EM POESIA disse...

Denise
Bonita homena gem
Eu não conhecia o jogo... mas...as minhas raízes são africanas foi lá que eu aprendi a brincar.. este não conhecia mesmo...
mas...guardei...


um beijinho

Denise Guerra disse...

Oi Lili, obrigada pela presença! Pois é, vamos ver se outra pessoa de Portugal reconhece o jogo. Pode ser também que tenha sumido lá em Portugal e sobrevivido no Brasil. Grande beijo!

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Boa tarde.
Vim agradecer sua visita e dar uma espiada para ver as novidades.
Legal Denise, esse jogo eu não conhecia. Vou anotar.
Hoje eu postei sobre a literatura africana, uma de minha tantas paixões.
Que tenhamos um mês de fevereiro mais calmo, com menos intervenções desse fenômeno "El Ninho". Que as chuvas venham com pouca intensidade.
Beijo grande

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

OPS !
Voltando... afoto é ótima.

Denise Guerra disse...

Oi Silvana, obrigada pela presença! Logo, logo, visitarei o seu blog para ver esta postagem de cultura africana a qual adoro! Agradeço os comentários! bjs!

Unknown disse...

Oi, Denise!

Vim conhecer teu blog e me deparo, logo de cara, com este texto!

Muito instigante esta prática!

Vou usá-la com @s alun@s do curso normal!

Abraços!

Related Posts with Thumbnails