sábado, 8 de maio de 2010

*DENISE: Um Município de Mato Grosso - Brasil*



Olá pessoal! sem querer promover o meu nome porque não estou candidata a nada, mas, fazendo uma curiosa constatação e conhecendo este nosso país continental, trago a história deste município de Mato Grosso, que leva o meu nome, e apesar de tão jovem já desponta em crescimento no estado do qual faz parte. A primeira figura, claro, é o brasão desta cidade que completou 28 anos no último 06/05/2010. E abaixo, como toda cidade brasileira, a foto da igreja matriz de Denise.


*Agora vamos conhecer a HISTÓRIA desta cidade:
Região de antiga movimentação por parte de seringueiros e poaieiros. Nem todas as ações foram registradas. Adolpho Josetti andou pela região e comercializava o látex extraído da seringueira. Josetti centralizava a documentação da exportação num escritório em Corumbá e localizava a exploração dos produtos na região entre os rios Bracinho e Bugres. Transportava a borracha na lancha de nome Santana. A sede do seringal situava-se no Barracão de Zinco, mais tarde Fazenda Machado. O nome zinco adveio do material trazido de um antigo barracão localizado no atual município de Santo Afonso, zinco que cobria parte do barracão novo. Adolpho Josetti viajava, em 1924, pela região. Adoeceu. Por excesso de medicação faleceu no mesmo ano, sendo sepultado na margem esquerda do Rio Bracinho, nas proximidades do asfalto Denise-Assari.

José Gratidiano Dorileo chegou na região da Fazenda Duas Antas em outubro de 1942, dedicando-se à extração de ipecacuanha e borracha. A par do extrativismo vegetal, Dorileo cuidou da criação de gado, cavalo, porcos e, também, da produção de café. Era formado em contabilidade pelo Lyceu Salesiano de São Paulo. Naqueles tempos, o território de Denise era uma fechada mata, riquíssima tanto em ipeca como em borracha. Teve, certo ano, 111 poaieiros, produzindo, então, 6 toneladas de poaia. A queda de cotação comercial, tanto da poaia, como da borracha fez Gratidiano abandonar essas duas produções. José Gratidiano tocou garimpo, também em Duas Antas. Em 1945, abriu e utilizou um campo de aviação para um Cessna, que ali baixava regularmente. O pároco de Arenápolis, padre José Lago da Rocha, um dia apareceu na Fazenda Duas Antas, atendendo espiritualmente o povo. Por fim, Gratidiano vendeu a fazenda. Desapareceram, então, os sinais de vida e opulência antiga. Entretanto, Gratidiano manteve como propriedade apenas uma parte da fazenda antiga, denominada Barranco Vermelho, que passou a ser denominada Gleba Miru.


Júlio da Costa Marques, sobrinho do ex-presidente do Estado de Mato Grosso, Joaquim Augusto da Costa Marques, e genro de José Gratidiano Dorileo, conseguiu um empréstimo favorável do Banco do Brasil, tendo como objetivo agilizar um movimento colonizador na área remanescente da Fazenda Duas Antas. Costa Marques contratou dois experientes corretores de terras. A esta altura já tinha providenciado a demarcação e divisão de lotes urbanos e rurais. Loteou o terreno, que seria futura cidade de Denise. No projeto, Júlio da Costa Marques deu o nome de sua filha, Denise, ao futuro centro da gleba, mais tarde o município de Denise.


Já nesse tempo novo, o primeiro morador a chegar ao loteamento foi o sr. José Fernandes, que trouxe consigo uma serra pica-pau, pondo-a a trabalhar. A 20 de setembro de 1968, chegaram as famílias de Vicente Jacinto Franco, José Jacinto Franco, José Jacinto Franco Neto, José Jacinto Sobrinho e Assiz Franco Sobrinho. O acampamento dessas famílias situava-se onde funcionaria anos depois uma “discoteque” - uma casa dançante. A 27, portanto sete dias depois, o padre Edgar Müller, então pároco de Tangará da Serra, celebrou a primeira missa de Denise, no acampamento do Córrego Buriti, a três quilômetros, ao sul do centro da cidade. A resposta deste frutuoso trabalho veio em curto espaço de tempo. Através da criação do distrito de Denise, pela Lei nº 3.757, de 29 de junho de 1976, com território jurisdicionado ao município de Barra do Bugres. Até 1981, o núcleo vivia em torno da agricultura de subsistência e a pecuária extensiva. Neste ano teve início a instalação da usina de álcool - Destilaria Itamarati. O plantio de lavouras de cana-de-açucar, embora situadas em áreas não abrangidas pelo distrito, teve influência decisiva. Concorreu para a prosperidade, sobretudo com a criação de trabalhos diretos e indiretos. Com a pavimentação de parte da rodovia MT-123, em 1982 e 1983, Denise ficou definitivamente ligada à capital do Estado. Eram 181 quilômetros de estrada asfaltada, e apenas 23 de terra, porém, transitável o ano todo. Nessa situação Denise libertou-se do isolamento em que vivia, uma vez que a rodovia anterior apresentava as piores condições de tráfego, tanto nas águas quanto na estiagem. A resposta ao desenvolvimento foi a criação do município. O fato deu-se através da Lei Estadual nº 4.453, de 06 de maio de 1982, de autoria do deputado estadual Hitler Sansão: “Artigo 1º - Fica criado o município de Denise, com território desmembrado do município de Barra do Bugres.
(Texto:João Carlos Vicente Ferreira - do site MT e seus municípios)

*O município de Denise realizou seu primeiro Festival de Música, o 1º Canta Denise, com a participação de Cantores de 12 municípios, no final do mês de janeiro de 2010, com a distribuição de prêmios no total de R$10.000,00. O sucesso do evento deu-se especialmente pela grande integração que promoveu da cidade com seus vizinhos matogrossenses.
*
*Parabéns ao município de Denise pela iniciativa integradora e pelos 28 anos completados esta semana!*

Hino de Denise

Entre a serra e o Rio Paraguai

A beldade debaixo de um céu anil

É o progresso chegando em Mato Grosso

És Denise um pedaço do Brasil

*

Denise, Denise

O rebanho, o Canavial

Os pioneiros hoje se ufanam

Em Mato Grosso

Um Cartão Postal

*

A juventude o futuro da Nação

O esporte, a saúde e educação

Imigrantes contribuem com o futuro

O turismo, seringal o algodão.

*

As escarpas as colinas verdes prados

Solo fértil contribui com a riqueza

Os pescadores respeitando a piracema

A fauna, a flora, fruto da mãe na natureza.

*

*Fonte:

www.denise.mt.gov.br
http://www.mteseusmunicipios.com.br/NG/conteudo.php?sid=147&cid=462

3 comentários:

Guará Matos disse...

Gente chique é outra coisa. E eu lidando com uma mulher que é uma verdadeira cidade.
Não se esqueça de mim, eim!
Bjs.
_____
Anjo,

Gostaria de contar com seu voto na eleição do Top Blog. É só você entrar no meu blog:
JORNAL AFOGANDO O GANSO/ http://afogandooganso.blogspot.com e clicar no Selo do TOP BLOG e votar.
Acredito que o blog presta um bom serviço.
Grato.

Denise Guerra disse...

Oi querido, eu sou só a pessoa, mas, quando for à cidade eu te convido. Vou votar sim! Bjs!

Impressões Amazônicas disse...

Legal! Lembro quando fiz uma escala em Altamira e fiz questão de tirar uma foto na placa do aeroporto... risos... Fiz a mesma coisa em uma cidade com o mesmo nome na Espanha. Agora quero conhecer Vilhena, em Rondônia.

Related Posts with Thumbnails