segunda-feira, 26 de abril de 2010

*As Reuniões dos Índios Nambikwra*


Por incrível que pareça os Nambikwara quase conseguiram nos traumatizar com as tais "reuniões"! Imaginem vocês que eles aprenderam que a melhor forma de fazerem suas reivindicações e entrarem num acordo com os brancos é fazendo uma "reunião" com todos os membros da família (desde os mais velhos até os bebês de colo) com um branco que seja uma autoridade capaz de atendê-los. Por este motivo nosso amigo Sebastião, representante legal de sua empresa transmissora de energia, um branco nambikwara legítimo, era convocado a todo momento para uma "reunião" com os índios. O pior é que nós tínhamos que esperar as tais reuniões acabarem para então conseguirmos a presença da autoridade citada, o Sebastião Nambikwara, pois, foi ele o mentor da nossa ida até Comodoro. Os índios chegam dizendo: "Quero falar só um pouquinho com você, temos que fazer reunião". Este negócio aconteceu de manhã cedo, de tarde, de noite, na hora do almoço e nos mais inusitados lugares. Haja paciência e perseverança pra enfrentar tantas reunições! mas, o Sebastião encarou todas com o maior prazer, ele é mesmo um gentleman!
*Fotos do meu arquivo pessoal: na primeira foto uma reunião na aldeia Davi; na segunda foto uma reunião na aldeia Kithaulu.

9 comentários:

Suzy disse...

Divertidíssimo isso das reuniões...rsrs
Que as índias nunca venham a saber o que é uma "DR"...rs
Bjoks ;)

Unknown disse...

Realmente deve ser conflitante, ter que ter, uma paciência de Jó.
Como eles são despreocupados com a vida, até com as preocupações são devagar quase parando.
Gostei da sua postura, de quem está des emvolvida com o assunto, risadas.
Parabéns de novo.
Bjos

Denise Guerra disse...

Ai Suzy, vc tem toda razão!!! nossa foi incrível as tais reuniões! quase ficamos traumatizados. Nosso anfitrião sumia nós já sabíamos que era por que algum grupo indígena o pegou para uma reunião. Num dos dias íamos jantar as 20:00 e acabamos saíndo pra jantar a 1:00 da manhã do dia seguinte por causa de uma reunião. Ah, e elas não tem hora pra acabar, só acabam quando resolvem os impasses. Ufa! Bjs!

Denise Guerra disse...

É verdade Lu, falam manso, tem toda calma do mundo, mas, agente quase sai do sério com tanta calma deles. Bjs!

Rita Cidreira disse...

Nossa quanta riqueza!
Li tudinho, é tenho que me render ao seu trabalho.
Adorei!
Aguardarei mais informações.
Beijos no Coração.

Denise Guerra disse...

Valeu Rita, tem muito mais história por aí, amanhã vai ter mais uma. Obrigada pela presença e pela força! Bjs!

Impressões Amazônicas disse...

Tem duas coisas que sempre vi em todas etnias com quem convivi: reuniões e "chefes". Nas infindáveis reuniões são escolhidos coordenadores para tudo... tem que ter um espacinho para todos. E como cansa! O pior é uma reunião de duas horas em língua nativa... a gente fica viajando o tempo todo... risos...

Denise Guerra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denise Guerra disse...

Poxa, é assim mesmo! que maluquice de reunião toda hora?! e pra que tantos ouvintes, até os bebês participam!!! bom, se eles só funcionam assim, fazer o quê?! pelo menos sabemos que eles tentam se organizar bem mais que agente! Bjs!

Related Posts with Thumbnails