terça-feira, 1 de março de 2011

*Hino Nacional: Orgulho também dos indígenas em Maturuca - Por Altamiro Vilhena do Blog Impressões Amazônicas*

*Hino Nacional: Orgulho também dos indígenas na aldeia Maturuca, município de Uiramutã em Roraima - Por Altamiro Vilhena do Blog Impressões Amazônicas*



Caros amigos, quando vi esta postagem no blog do Altamiro fiquei encantada e pedi logo para compartilhar com os meus leitores. Gostaria muito de estar lá e conhecer o hino nacional em Macuxi (língua dos indígenas desta aldeia). Quero agradecer imensamente ao Dr. Altamiro por permitir que sua postagem fosse compartilhada aqui. Vejam o texto que acompanham estas fotos logo abaixo e visitem o Blog Impressões Amazônicas!

"Pela manhã acordo com o galo. Questiono-me se a festa realmente começará tão cedo, ao raiar do sol. A preguiça é grande, mas a curiosidade é maior e resolvo levantar, tomar um rápido café e ir ao pátio central. Cheguei atrasado. Crianças e jovens já estão dançando com suas roupas típicas em frente ao palanque onde diversas lideranças indígenas, políticas e espirituais discursam.
Começa o Hino. Entra uma atleta de futebol com a bandeira nacional. A emoção é grande e nítida, e aumenta quando o Hino é repetido, desta vez em Macuxi. Uma afirmação clara de que, diferente do que insinuam cartas inventadas que circulam pela internet, todos são orgulhosamente brasileiros."(Altamiro Vilhena)

6 comentários:

T@CITO/XANADU disse...

Fico impressionado com o patriotismo de alguns brasileiros...principalmente se são índios.
Não sei que frutos seus peitos recolhem, não sei que febre os engravidam de tantas esperanças.Não guardam verbos de revolta nem mudam o toque do tambor.
Tocam o toque da paz, embora a luta diária, a exploração impiedosa,os direitos violados, seus lábios cantam sons de espera e sonhos.
Tenho muito que aprender...

Abraços
Tácito

Guará Matos disse...

É o nosso hino, então, vibremos com ele.

Bj.

Denise Guerra disse...

Oi Tácito, vc tem razão, não sei mesmo o que os move de tanta resignação e perdão! Bjs!

Denise Guerra disse...

Valeu Guará cara pálida! Bjs!

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Denise
É emocionante ver, que os verdadeiros donos da terra, agora sabem que têm um hino. Valeu
Bjux

Impressões Amazônicas disse...

Pôxa Denise, que legal o prestígio. Obrigadíssimo como sempre.
E que coisa legal que o Tacito escreveu!!!
Altamiro

Related Posts with Thumbnails