segunda-feira, 2 de agosto de 2010

*O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO (Jô Soares)*

*O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO (Jô Soares)
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!

É jovem, não tem experiência.

É velho, está superado.

Não tem automóvel, é um pobre coitado.

Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.

Fala em voz alta, vive gritando.

Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta ao colégio, é um 'caxias'.

Precisa faltar, é um 'turista'.

Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.

Não conversa, é um desligado.

Dá muita matéria, não tem dó do aluno.

Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.

Não brinca com a turma, é um chato.

Chama a atenção, é um grosso.

Não chama a atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.

A prova é curta, tira as chances do aluno.

Escreve muito, não explica.

Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.

Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.

Exige, é rude.

Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.

O aluno é aprovado, deu 'mole'.

É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
*

27 comentários:

Felipe disse...

Professores são heróis. Tenho saudades de alguns, de outros nem tanto... Ótima postagem. Tenha uma ótima semana. Bjs!

Denise Guerra disse...

Oi Felipe, é uma profissão muito importante, pena que tem sido muito desvalorizada. Obrigada pela presença! Bjs!

Dom Quixote (Thomaz) disse...

Que o professor sinta entusiasmo em ensinar, e que o aluno se entusiasme com a aula do professor.

Anônimo disse...

O mestre é cada vez menos respeitado...mas não conheço nenhuma sociedade que viva sem um!!!
Gostei do seu blog...é muito educativo, mas com muita graça.
passe bem.

Lucélia Muniz França disse...

Sou Professora a 09 anos e esta postagem me fez ver uma realidade bem presente em nosso dia a dia. Como aluna, vou ter sempre boas recordações dos bons professores que tive. E, se eu conseguir fazer a diferença na vida de algum de meus alunos agradecerei a Deus pela sabedoria e pelo trabalho que construo e desconstruo às vezes, para melhorar minha prática em sala de aula.

Denise Guerra disse...

Oi Dom, a educação é uma via de mão dupla e ninguém dá ao outro aquilo que ele já não tenha em potencial. Desejo que a Educação transforme e seja transformada para melhor a cada dia! bjs!

Denise Guerra disse...

Oi Anônimo, obrigada pela presença e pelo comentário! Seja bem-vindo! O professor é essencial mas, nem todos percebem isso. Abçs!

Denise Guerra disse...

Oi Lucélia, obrigada pela presença! Eu sempre fui uma apaixonada pelos estudos e vivo isto dos dois lados agora: Ensinando e aprendendo, mas, meu pai e alguns professores foram fundamentais para que eu acreditasse neste sonho possível. Bjs!

Wanderley Elian Lima disse...

Olá menina
Adorei a novidade. Parabéns pelos poemas. Sucesso sempre
Beijos

Denise Guerra disse...

Amigo Wanderley, eu é que agradeço a sua encantadora presença! Bjs!

Guará Matos disse...

Professor!
O Mágico da Vida!
Bjs.

Caroline (EM) disse...

A educação é a base do país. O professor ajuda no desenvolvimento do aluno em várias matérias - história, português, literatura, matemática... O magistério não é mais tão valorizado, mesmo que essa profissão faça toda a diferença na vida das pessoas. A postagem foi magnífica! Espero que todos reflitam sobre o papel do professor na sociedade.

Ana Carolina(EM) disse...

Realmente, é difícil agradas a nós, alunos, ainda mais com tantas opiniões sobre como fazer os testes, como dar aula, como ser professor. Além disso, muitas vezes nem sabemos o que realmente nos agrada. Logo, atender aos alunos exige um grande esforço do professor. Porém, se houvesse uma maior colaboração dos estudantes, poderíamos dizer que a convivência do aluno e professor seria facilitada.

Lucas (EM) disse...

Sei que ser professor é muito difícil, pois, minha mãe fora professora. Portanto, via o quão se entristecia quando se desentendia com seus alunos. Ainda assim, vejo em outros professores um grande sorriso ao ver a superação dos alunos. Além disso, a felicidade que sentem ao reverem um aluno já formado que agradece pelos ensinamentos. Tal alegria nós, alunos, jamais entenderemos.

Gabriela (EM) disse...

Penso que o professor é importante sim. Grande parte de alunos consideram a profissão fácil, acham que é apenas uma questão de elaborar uma prova e dificultar a vida do aluno. Porém, para o professor, é necessário explicar a matéria de modo que fique de fácil entendimento para todos, sendo que cada um desse "todo" entende de uma forma diferente. Ainda assim, são julgados pela aparência, jeito de agir e falar. Contudo, precisa existir compreensão da parte do aluno e do professor, para que haja uma ajuda mútua.

Luana Amorim disse...

(EM) Penso que, para a sociedade e a formação de cidadãos, é importantísimo o papel do prefessor. Concordo com as afirmações feitas no texto, pois são situações que se passam dentro das escolas, entre os alunos. Difícil haver um professor que agrade a todos os alunos. A profissão está cada vez mais dificil para o mercado de trabalho. Logo, ve-se que a menos professores a contratar.

Stéfanie(EM) disse...

Achei o texto muito bom e bem realista. Quando os professores são engraçados e mais extrovertidos conosco, alunos, a direção do colégio ou os pais ficam receosos, pensando que não aprendemos nada. Entretanto, é o oposto. Se o aluno gosta da aula e do mestre, esforça-se-á para aprender e participar mais.

Nunes (EM) disse...

Tenho vários professores no colégio e cada um tem um modo de ensinar diferenciado. Alguns brincam, outros exigem atenção constantemente, mas o objetivo é o mesmo: ensinar o aluno. Este precisa interessar-se pelo ensino para que tanto o estudante, quanto o educador, alcancem seus objetivos.

@eduuardinho (EM) disse...

Julgo a profissão do professor uma das mais importantes hoje em dia. Graças a ele futuramente conseguiremos um trabalho digno. Existem muitos professores, não preparados para ensinar. Um exemplo é aquele que ensina a matéria que quer e não a que será usada na hora do vestibuilar, o que é mais importante.

Pâmela (EM) disse...

Acredito que, antigamente, o magistério era bem mais reconhecido, visto que os professores possuiam maior credibilidade em relação à atualidade. Era, valorizados, sendo o futuro desejado de muitas moças e até de alguns rapazes. Hoje em dia, faltam profissionais em alguns lugares, como no ensino público. As pessoas se preocupam com outras atividades e informações, esquecendo-se da educação. No momento que houver o devido reconhecimento por parte da sociedade, voltará o entusiasmo dos profissionais.

Ana Paula -EM disse...

Na minha opinião, os professores são incríveis, pois eles têm que ficar na frente de vários alunos e explicar toda matéria e ter paciência para retomar o que foi visto caso os alunos não compreendam.Se eu fosse professora, não teria muita paciência.

Bruna Renate - EM disse...

Ser professor, para mim, é um ato de coragem. Tem uma postura diferente em cada turma. Ele, às vezes, mais à vontade ou reprimido. Jô tem toda a razão da desvalorização dessa profissão, pois o professor ganha cada vez menos e isso desestimula os jovens a serem professores.
Tenha um ótimo dia! Beijos!

Thais Steffen disse...

(EM) Concordo com o texto, pois mostra exatamente a realidade vivida pelo professor. Vive-se no mundo para ser julgado, tanto no aspecto possitivo quando negativo. Contudo, é necessário compreender que qualquer profissão terá desafios e compromissos a serem seguidos. Parabéns aos professores, visto que são fundamentais na formação de uma sociedade mais digna. Beijos, boa semana

Júlia (EM) disse...

Concordo com a crônica, pois relata a situação atual dos professores. Os jovens estão cada vez mais exigentes, por isso, sempre há um motivo para criticar o professor. A profissão de professor está se desvalorizando, porque está difícil de educar as crianças e os jovens de hoje. Acham que possuem autoridade maior sobre o professor, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. Em casa, a maioria dos pais concedem liberdade demais aos filhos e não impõem limites. Isso desmotiva o profissional a seguir a carreira, por achar que será o responsável para corrigir esta situação.

@oguilopes (EM) disse...

Mesmo que seja realidade o que Jô disse,professores são importantes no auxílio dos alunos(uma vez que ajudam na educação e no aperfeiçoamento dos conhecimentos).Estão desvalorizados na questao do salário,principalmente os de escolas públicas.

Jéssica (E. M.) disse...

Concordo com o ponto de vista de Jô Soares. Aliás, o aluno tem a obrigação de colaborar com o professor. Porém, o educador também precisa, visto que alguns não demonstram vontade de ensinar. Demonstram mau-humor durante a aula, xingam alunos sem motivos e explicam a matéria de forma incorreta. Como aluna, esta é a minha opinião.

Giselle Santini (EM) disse...

A profissão de professor é esquecida e desvalorizada pela sociedade atual. Os alunos também maudaram, visto que não dão a devida importância para os mestres. Penso que existem alguns professores realmente chatos n], na visao do aluno ], mas , se não forem assim, não conseguiriam ensinar. Todavia, o educador precisa tentar agradar, pois quando o estudante gosta da aula, fica mais prazeroso, para os dois.
Beijos! Boa Semana!

Related Posts with Thumbnails