

♫É UM BLOG QUE PRETENDE VALORIZAR A CULTURA POPULAR E O FOLCLORE ATRAVÉS DA MEMÓRIA SONORO-CORPORAL E DA ORALIDADE. COMPARTILHAR CANTIGAS, MÚSICAS POPULARES, DANÇAS, DITOS, BRINCADEIRAS, HISTÓRIAS, MITOS, UM DEDO DE PROSA E MUITO MAIS...♫
Na região norte entre outras manifestações carnavalescas misturam-se a cultura das festas de bois de Parintins enriquecendo a região do amazonas com a criação das fantasias dos bois sendo comparado ao carnaval carioca.
A região nordeste tem um carnaval tão variado quanto as cores do arco-íris; o frevo e o maracatu ladeado por seus bonecos gigantes no Recife, os blocos Afro e de Axé na Bahia envoltos numa relação com o sagrado das religiões de matriz africanas. No nordeste os blocos saem de todos os lugares, mas, a tradição fica mesmo a cargo das grandes orquestras de frevo e das bandas de Axé.
*Afoxé Filhos de Gandhi na Bahia*
*Axé Music na Bahia*
A irreverência e a criatividade é o que nos iguala neste país continental. Sejam bem-vindos ao Carnaval Brasileiro!!!
As máscaras nos ajudam a viver personagens e situações que muitas vezes não imaginamos como seria. O inconsciente pode provar a sensação de ser o outro através do ato de fantasiar e expressar aquele que não somos cotidianamente. Muito se pode observar de ações curativas tanto no Pajé que se enfeita com máscaras para receber espíritos curativos, como no religioso africano que detrás de suas máscaras promove a cura. Assisti a um filme africano chamado "O Vôo da Máscara" e o personagem principal falava da importância da máscara para sua tribo. Num dos assuntos tratados sobre a máscara o narrador do filme usa a máscara para uma fuga da aldeia para a cidade e ele explica que ele não podia sair da aldeia por várias razões, mas, afirma que naquela cultura "A Máscara pode tudo".
Denise Guerra.