♫É UM BLOG QUE PRETENDE VALORIZAR A CULTURA POPULAR E O FOLCLORE ATRAVÉS DA MEMÓRIA SONORO-CORPORAL E DA ORALIDADE. COMPARTILHAR CANTIGAS, MÚSICAS POPULARES, DANÇAS, DITOS, BRINCADEIRAS, HISTÓRIAS, MITOS, UM DEDO DE PROSA E MUITO MAIS...♫
terça-feira, 30 de março de 2010
♫TAMBOR DE ALELUIA - 03/04/2010 - no Centro do Rio de Janeiro -Veja a Programação♫
sábado, 27 de março de 2010
*Hoje é o DIA DO CIRCO! Tem Palhaço, Trapezista, BAILARINA e muito mais...*
(Edu Lobo / Chico Buarque -Do album Circo Místico - Assista ao Vídeo)
Procurando bem
Futucando bem
Não livra ninguém
Confessando bem
O padre também
Procurando bem
quinta-feira, 25 de março de 2010
*FÓRUM ESTADUAL INTERSETORIAL VOZ AOS POVOS: QUILOMBOLAS, ASSENTADOS E ACAMPADOS RURAIS, INDÍGENAS E PESCADORES ARTESANAIS*
HORÁRIO: 14:00 às 17:00 horas
MUNICÍPIO: Rio de Janeiro
LOCAL: prédio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (6º andar s/647)
ENDEREÇO: Praça Cristiano Ottoni, 6º andar – sala 647 – Centro – prédio da Central do Brasil.
O FÓRUM VOZ AOS POVOS tem como objetivo promover a visibilidade, valorização e reconhecimento dessas populações e promover o acesso às políticas públicas. Assim gostaríamos de destacar a importância da participação de todos com a perspectiva de planejar a atuação do fórum para o ano 2010.
Contato: Secretaria Executiva do Fórum Voz aos Povos:
Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos-
Subsecretaria de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos
End. Praça Cristiano Ottoni s/nº Ed. D. Pedro II – 6º andar. Centro – Rio de Janeiro, RJ – CEP. 202221-250
Tel/ Fax. (21) 23345500
Email dh@social.rj.gov.br Site: www.social.rj.gov.br
forumintersetorialvozdospovos@gmail.com
quarta-feira, 24 de março de 2010
*OFICINA BONEQUEIRA e TEATRO DE ECOS BONECOS- Grupo Tamanduá sem Bandeira - Reciclagem Divertida*
*Enviado através de email por http://www.solarcultural.com.br/
*Contatos:
http://www.reciclagemdivertida.com
contato@solarcultural.com.br>
terça-feira, 23 de março de 2010
*Tirinhas do HENFIL* Viva os povos da Floresta!
segunda-feira, 22 de março de 2010
Dia Mundial da ÁGUA - Salve a nossa maior Riqueza!
domingo, 21 de março de 2010
*20/03 - DIA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS* veja o Credo do Narrador Oral*
Creio no contador, concebido nos espelhos da água, nascido humilde, tantas vezes negado, tantas vezes crucificado, porém nunca morto, nunca sepultado, porque sempre ressuscitou dos vivos congregando-os a ser: xamã, fabulista, contador de histórias...
Creio na magia que na entrada das cavernas acendeu o primeiro fogo que reuniu como estrelas: o assombro, o tremor, a fé.
Creio no contador, que desde os tempos tribais a todos antecedeu para alcançar-nos por que é. Creio em suas mentiras fabulosas que escondem fabulosas certezas, no prodígio de sua invenção que vaticina realidades insuspeitas, e também creio na fantasia das verdades e nas verdades da fantasia, por isso creio nas sete léguas das botas, na serpente que antes foi inofensiva galinha, e no gato único no mundo, aquele gato que ao miar lançava moedas de ouro pela boca.
Creio nos contos de minha mãe, como minha mãe acreditou nos contos de minha avó, como minha avó acreditou nos contos de minha bisavó e recordo a voz que me contava para afastar a enfermidade e o medo, a voz que recordava os conselhos entesourados pela mãe para passá-los ao filho;— Não te desvies do teu caminho.— Nunca faças de noite o que possas te envergonhar pela manhã.
Creio no direito da criança escutar contos; e mais, creio no direito das crianças vivas dentro dos adultos de voltar a escutar os contos que povoaram sua infância; e mais, creio nos direitos dos adultos desde sempre e para sempre de escutar contos, outros novos contos.
Creio no gesto que conta, porque em sua mão desnuda, despojadamente desnuda, está o coelho.
Creio no tambor que redobra, porque o que haveria sido do mundo se não tivesse sido inventado o tambor, se a poesia não reinventasse o mundo dentro de nós, se o conto, ao improvisar o mundo, não o reordenasse, se o teatro não desvelasse a cerimônia secreta das máscaras e por isso...Por que creio, narro oralmente.
Creio que contar é defender a pureza, defender a sabedoria da ingenuidade, defender a força da indagação. Creio que contar é compartilhar a confiança, compartilhar a simplicidade como transparência da profundidade, compartilhar a linguagem comum da beleza. Creio que contar É UMA FORMA DE AMOR!
sábado, 20 de março de 2010
*ZAPOQUÊ de São Paulo, JOQUEMPÔ da influência Japonesa ou simplesmente PEDRA, PAPEL ou TESOURA no mundo todo*
No jogo de Pedra, Papel, Tesoura, os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo (que significa pedra, papel ou tesoura). Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma:
Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a).
Tesoura ganha do papel (cortando-o).
Papel ganha da pedra (embrulhando-a).
A pedra é simbolizada por um punho fechado; a tesoura, por dois dedos esticados; e o papel, pela mão aberta. Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate, e geralmente se joga de novo até desempatar.
O jogo é conhecido em vários lugares do mundo, e é acompanhado de "gritos" ou rimas diferentes: Nos países lusófonos, os jogadores geralmente dizem "Pedra, Papel, Tesoura" antes de jogar, e no Brasil também é comum se dizer, alternativamente, "Jan-Ken-Po" devido à influência de imigrantes japoneses.
Em alguns países, substituem-se a pedra, a tesoura e o papel por outros símbolos. Por exemplo, na Índia usam-se "homem", "arma" e "tigre", sendo que o homem usa a arma, a arma mata o tigre, e o tigre mata o homem. Também é comum a criação de vários outros símbolos, de acordo com a cultura popular, as situações em que o jogo é disputado e muitas outras variáveis. O que vale é a imaginação livre dos jogadores.
Outra característica que difere os jogadores de pedra, papel, tesoura ao redor do mundo é que alguns povos jogam assim que a última palavra do "grito" é dita, e outros dizem as palavras e então jogam. Essa diferença de tempo pode levar a vitória por parte de um oponente que faça sua jogada depois, caso ambos não estejam de comum acordo.
Há ainda outras variações que incluem mais de três sinais básicos. Estas diferem-se, por um único sinal ganhar e perder de mais de um outro sinal. Por exemplo, pode-se incluir fogo, que ganha do papel como a tesoura; água, que ganha da pedra (originou-se do provérbio "Água mole, pedra dura tanto bate até que fura"); e outros ainda como linha e agulha. Em geral, costuma-se organizar bem antes de utilizar mais de três sinais, para que o jogo continue equilibrado. Por exemplo, estaria errado em jogar com pedra, papel, tesoura, fogo e água, pois, nesse caso, a água venceria de todos: apagaria o fogo, furaria a pedra, enferrujaria a tesoura, e molharia ou desmancharia o papel.
O americano Sam Kass criou uma variação que foi popularizada no seriado The Big Bang Theory chamada Pedra, papel, tesoura, Spock, lagarto. Na variante acrescenta-se: pedra esmaga lagarto, lagarto envenena Spock, Spock quebra tesoura, tesoura decapta lagarto, lagarto come papel, papel contesta Spock, Spock vaporiza a rocha.
Torneios de Pedra, Papel, Tesoura são disputados em alguns países. Há uma associação mundial de jogadores, a "World Rock Paper Scissors Society" (WRPS), que instituiu um campeonato mundial em 2002. O campeonato é conhecido por seus grandes prêmios em dinheiro e pelos excêntricos competidores, e é televisionado nos Estados Unidos pela FOX Sports Net. O campeonato é disputado anualmente em Toronto, no Canadá. Em junho de 2008, Sean Dears recebeu um prêmio de 50 mil dólares ao sagrar-se campeão americano nesse jogo.
Quando eu trabalhava como Musicoterapeuta um estagiário de São Paulo me trouxe tal brincadeira com o nome de Zapoquê. Eu não a conhecia e também não achei na web a dita brincadeira como o nome Zapoquê. O estagiário me disse que era po causa da influência japonesa em Sampa, o que sabemos ser verdade pois, o jogo dos japoneses tem um nome parecido Janken-pô. Mas, se pensarmos que é mais fácil falar ZAPOQUÊ ao invés de PEDRA, PAPEL OU TESOURA, para começarmos uma escolha, acho que o pessoal de São Paulo facilitou o jogo. APROVEITE E BRINQUE COM SEUS ALUNOS, FILHOS, SOBRINHOS ETC!
*Fonte: Cultura Popular e o site abaixo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra,_papel_e_tesoura
sexta-feira, 19 de março de 2010
*NAS ROTAS DOS PAJÉS*
*Fonte: http://www.santuariodospajes.blogspot.com/
terça-feira, 16 de março de 2010
*Contra a covardia! Em defesa do Rio de Janeiro!
Prezados Leitores,
Apesar de fugir um pouco dos objetivos deste blog, venho aqui me posicionar contra a emenda do famigerado deputado Ibsen Pinheiro, o chamado projeto do pré-sal que redistribui os royaties do petróleo no Rio e que com tal decisão, já aprovada pela camara dos deputados, o Rio irá perder R$ 7 bilhões de receita, além da arrecadação potencial futura.
Eu sei que o óleo extraído do Rio responde por 85% da produção nacional, mas, também sei que há estados com outras riquezas e que nunca cogitaram em dividir conosco ou com qualquer outro estado brasileiro. Também acho estranho trabalharmos e usurparmos nossas riquezas para dar de mão beijada aos outros estados que nada produzem. Ninguém trabalha de graça, nem tão pouco trabalha para ter resultado negativo!
Penso que o Rio deve ajudar aos estados brasileiros mais miseráveis como todos os outros estados deveriam fazê-lo, no entanto, isso não significa partilhar arbitraria e injustamente nossas riquezas. Não sou simpatizante de nenhum partido político atualmente e nem estou fazendo campanha política para nenhum candidato, mas, SOU CONTRA A EMENDA IBSEN! EM DEFESA DO RIO DE JANEIRO E SUAS RIQUEZAS!
Saudações Cariocas! Denise Guerra!
sexta-feira, 12 de março de 2010
*O Amor é Lindo, o Que Mata é a Cruel Realidade!*
domingo, 7 de março de 2010
*A Mulher e o Esporte: Preconceito e Superação*
Na Idade Média, com o comportamento fortemente influenciado pela Igreja Católica, a prática esportiva ainda continuava proibida para as mulheres. Só a partir do Renascimento é que as mulheres foram liberadas a praticar algumas modalidades femininas. A mulher só conseguiu conquistar um espaço mais significativo no esporte após a mudança provocada pelas idéias dos filósofos humanistas.
Todas as atletas reconhecem problemas para a prática do esporte inerente ao sexo, como a gravidez, mas conseguem supera-los juntamente com a dificuldade de patrocínio, divulgação na mídia e o preconceito. Argumentos como a masculinização da mulher esportista são derrubados todos os dias pela ciência ou pelas atletas, na medida em que se tornam mais conhecidas e respeitadas pela mídia.
sexta-feira, 5 de março de 2010
*Blog Escola Lugar de Ser Feliz*
terça-feira, 2 de março de 2010
*Pensamentos do Mestre Darcy Ribeiro Sobre Nossa Brasilidade*
( DARCY RIBEIRO )
"Dizem, também, que nosso território é pobre - uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada - outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edificamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram."
( DARCY RIBEIRO )