terça-feira, 2 de março de 2010

*Pensamentos do Mestre Darcy Ribeiro Sobre Nossa Brasilidade*


"Por isso mesmo, o Brasil sempre foi, ainda é, um moinho de gastar gentes. Construímo-nos queimando milhões de índios. Depois, queimamos milhões de negros. Atualmente, estamos queimando, desgastando milhões de mestiços brasileiros, na produção não do que eles consomem, mas do que dá lucro às classes empresariais."
( DARCY RIBEIRO )


"Dizem, também, que nosso território é pobre - uma balela. Repetem, incansáveis, que nossa sociedade tradicional era muito atrasada - outra balela. Produzimos, no período colonial, muito mais riqueza de exportação que a América do Norte e edificamos cidades majestosas como o Rio, a Bahia, Recife, Olinda, Ouro Preto, que eles jamais conheceram."
( DARCY RIBEIRO )

8 comentários:

  1. Era um dos sábios já produzido no Brasil.
    Blz.

    ResponderExcluir
  2. Denise olha seu blog está muito colorido e muito conteúdo interessante. Linda música também. Fiquei seguidora!! Parabéns!!
    O meu blog é educativo:
    http://blogdaescolasantaterezinhaaracaju.blogspot.com/
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Realmente, Darcy foi um dos maiores intelectuais que o Brasil já teve. Sonhava em alfabetizar todas as crianças e salvar os indios, que tanto admirava.
    Um mineiro ilustre e genial que não pode ser esquecido.

    Bjoks ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, temos que saudar nossos heróis todos os dias! Obrigada pela visita! bjs!

    ResponderExcluir
  5. Carla é um prazer ter vc aqui, seja bem-vinda! Obrigada por se tornar seguidora e pelas delicadas palavras! vou lá pra visitar seu blog. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Suzy, fiquemos entre os bons porque vale muito apena! Obrigada pela visita! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. É imprecionante que, ainda hoje existe pessoas, que queimam, nossos direiros, nossas riquezas naturais, reinando a impunidade...
    Lamentavel!...
    O pior de tudo que não temos a quem recorrer...
    Grande Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rita, é que o homem vive querendo brincar de ser Deus e como ele não consegue comete um monte de atrocidades. obrigada pela visita e pela força! Bjs!

    ResponderExcluir