terça-feira, 1 de março de 2011

*Hino Nacional: Orgulho também dos indígenas em Maturuca - Por Altamiro Vilhena do Blog Impressões Amazônicas*

*Hino Nacional: Orgulho também dos indígenas na aldeia Maturuca, município de Uiramutã em Roraima - Por Altamiro Vilhena do Blog Impressões Amazônicas*



Caros amigos, quando vi esta postagem no blog do Altamiro fiquei encantada e pedi logo para compartilhar com os meus leitores. Gostaria muito de estar lá e conhecer o hino nacional em Macuxi (língua dos indígenas desta aldeia). Quero agradecer imensamente ao Dr. Altamiro por permitir que sua postagem fosse compartilhada aqui. Vejam o texto que acompanham estas fotos logo abaixo e visitem o Blog Impressões Amazônicas!

"Pela manhã acordo com o galo. Questiono-me se a festa realmente começará tão cedo, ao raiar do sol. A preguiça é grande, mas a curiosidade é maior e resolvo levantar, tomar um rápido café e ir ao pátio central. Cheguei atrasado. Crianças e jovens já estão dançando com suas roupas típicas em frente ao palanque onde diversas lideranças indígenas, políticas e espirituais discursam.
Começa o Hino. Entra uma atleta de futebol com a bandeira nacional. A emoção é grande e nítida, e aumenta quando o Hino é repetido, desta vez em Macuxi. Uma afirmação clara de que, diferente do que insinuam cartas inventadas que circulam pela internet, todos são orgulhosamente brasileiros."(Altamiro Vilhena)

6 comentários:

  1. Fico impressionado com o patriotismo de alguns brasileiros...principalmente se são índios.
    Não sei que frutos seus peitos recolhem, não sei que febre os engravidam de tantas esperanças.Não guardam verbos de revolta nem mudam o toque do tambor.
    Tocam o toque da paz, embora a luta diária, a exploração impiedosa,os direitos violados, seus lábios cantam sons de espera e sonhos.
    Tenho muito que aprender...

    Abraços
    Tácito

    ResponderExcluir
  2. É o nosso hino, então, vibremos com ele.

    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tácito, vc tem razão, não sei mesmo o que os move de tanta resignação e perdão! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá Denise
    É emocionante ver, que os verdadeiros donos da terra, agora sabem que têm um hino. Valeu
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Pôxa Denise, que legal o prestígio. Obrigadíssimo como sempre.
    E que coisa legal que o Tacito escreveu!!!
    Altamiro

    ResponderExcluir