terça-feira, 30 de novembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

*III Encontro com Mestres Populares na UFRJ DE 23 a 26 de Novembro na EEFD*


TEMA CENTRAL: POLÍTICAS PÚBLICAS
P R O G R A M A Ç Ã O
DIA 23 - TARDE
CHEGADA DOS GRUPOS CONVIDADOS 
18h às 21h  ABERTURA no Salão Helenita Sá Earp
CORTEJO DOS GRUPOS PELA EEFD
HOMENAGEM AOS MESTRES E SEUS GRUPOS 
APRESENTAÇÕES 
BAILE
DIA 24 – MANHÃ
8h30 às 10h30 
OFICINA 1 – PASTORINHAS DE TARITUBA – RJ
OFICINA 2 – FOLIA DE REIS PENITENTES DO SANTA MARTA – RJ
10h45 às 12h45
MESA COM CONVIDADOS 
TEMA: REDES SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS. 
PALESTRANTES
SANDRA MAYRINK VEIGA - SOLTEC (UFRJ)
ELIOMAR MAZOCO – COMISSÃO CAPIXABA DE FOLCLORE
MEDIADOR: FRANK W. ROBERTO (COMPANHIA FOLCLÓRICA DO RIO-UFRJ)
13h15h às 14h15 – ALMOÇO
TARDE
14h45 às 16h45
OFICINA  3– RODA DE CALANGO DE SÃO JOSÉ DAS TRÊS ILHAS – MG
OFICINA 4– ESCOLA DE MESTRE-SALA PORTA-BANDEIRA E PORTA-ESTANDARTE – RJ
OFICINA 5– ASÉ YLÊ AYE OJÚ ODÉ IGBÔ – RJ
17h às 18h30    A VOZ DOS MESTRES
RODA DE CONVERSA INDICANDO QUESTÕES E SOLUÇÕES.
CRIAÇÃO DA CARTA-DOCUMENTO
MEDIADOR – AFFONSO FURTADO – CONSELHO DE CULTURA DO  RJ
 
NOITE
JANTAR – 18h30
DIA 25 – MANHÃ
8h30 às 10h30 
OFICINA 6 – JONGO PINHEIRAL – RJ
OFICINA 7– CORDEL COM O MESTRE JOTA RODRIGUES – RJ
10h45h às 13h 
MESA COM CONVIDADOS
TEMA: OS MESTRES E AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
PALESTRANTES
MARIA DE LOURDES MACENA DE SOUZA (COMISSÃO NACIONAL DE FOLCLORE)
CÁSCIA FRADE (UERJ)
RELATO DE EXPERIÊNCIA BOLSISTAS-RESIDENTES FORUM DE CIÊNCIA E CULTURA-UFRJ (UM REPRESENTANTE)
MEDIADOR: RITA ALVES (COMPANHIA FOLCLÓRICA DO RIO-UFRJ)
13h15 às 14h15 – ALMOÇO
TARDE
14h45 às 16h45
OFICINA 8 – JONGO DA CACIMBINHA – ES 
OFICINA 9 – CAIXEIRAS DO DIVINO – RJ
17h ás 18h30    A VOZ DOS MESTRES 
RODA DE CONVERSA INDICANDO QUESTÕES E SOLUÇÕES.
FECHAMENTO DA CARTA-DOCUMENTO 
RELATO DE EXPERIÊNCIA BOLSISTAS-RESIDENTES COMPANHIA FOLCLÓRICA DO RIO-UFRJ (UM REPRESENTANTE)
MEDIADOR – ELEONORA GABRIEL – COMPANHIA FOLCLÓRICA DO RIO-UFRJ
NOITE 
JANTAR – 18h 30
DIA 26 - MANHÃ
8h30 às 12h30 PASSEIO COM OS MESTRES E SEUS GRUPOS VINDOS DE OUTRAS CIDADES
ALMOÇO – 12h30 às 14h
TARDE/NOITE
15h às 21h
CORTEJO COM GRUPOS E RODA FESTIVA COM APRESENTAÇÃO DE TODAS AS MANIFESTAÇÕES
JANTAR E PARTIDA DOS GRUPOS DA CIDADE.
Inscrições neste endereço:
http://www.eefd.ufrj.br/ciafolc/companhia-folcl%C3%B3rica-do-rio-ufrj
 *Enviado pelo Músico e profº Bruno Castro a quem agradeço a gentileza!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

*Jogo do AIÚ e Maculelê - dança Afro-indígena na Semana da Consciência Negra em Queimados*

A Secretaria de Educação de Queimados promoveu uma mostra pedagógica dos trabalhos realizados nas escolas  pela celebração da semana da Consciência Negra. Cada escola teve um stand com a exposição dos diversos trabalhos dos alunos e foram apresentados danças, jogos e capoeira. 
Nesta foto e na foto acima meus alunos estão prontos para a apresentação do Maculelê com direito a solos de capoeira

Os alunos cantaram oito músicas com o apoio do atabaque do mestre Sampaio e seu assistente, e dançaram vários  passos animados! Foi muito show!!!

O jogo do AIÚ ficou exposto no stand da escola e os alunos jogavam e ensinavam para aquele que quisesse aprender

terça-feira, 16 de novembro de 2010

♫Festival Internacional de Música Corporal♫ São Paulo - Brasil♫


Começando hoje, terça-feira 16/11, em São Paulo e pela primeira vez no Brasil o Festival Internacional de Música Corporal.

IMBF promove um panorama mundial da música corporal e orgânica produzida nos quatro cantos do planeta com shows, exposição e oficinas exclusivas.

Idealizado pelo americano, Keith Terry músico e pesquisador da música corporal no mundo, sua terceira edição é realizada a convite e em parceria com o Núcleo Barbatuques , grupo brasileiro reconhecido internacionalmente como referência no trabalho de pesquisa sobre o corpo e suas possibilidades sonoras. O apoio e patrocínio são da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo , que viabilizou a realização do Festival.

O IBMF 2010 "Brasil" tem direção de Fernando Barba e recebe cerca de 11 atrações internacionais inéditas: Slammin All-Body Band (EUA, com Keith Terry criador do IBMF), Kekeça (Turquia), Kenny Muhammad (EUA), Tekeyé (Colômbia), LeeLa Petronio (França), Max Pollak (Áustria), Sandy Silva (Canadá), Step Afrika! (EUA), Las Flamengas (Espanha), B.A.S.E. (EUA) e Jep Meléndez (Espanha) . Além de uma apresentação especial do Barbatuques com participação de Stenio Mendes e Orquestra Corporal.

*Aproveitem pois além da riqueza artística, todas as apresentações são gratuitas.*

sábado, 13 de novembro de 2010

*LEITE DERRAMADO de CHICO BUARQUE Acaba de Ganhar o Prêmio PT Literatura 2010*


(…) A MEMÓRIA É DEVERAS um pandemónio, mas está tudo lá dentro, depois de fuçar um pouco o dono é capaz de encontrar todas as coisas. Não pode é alguém de fora se intrometer, como a empregada que remove a papelada para espanar o escritório. Ou como a filha que pretende dispor minha memória na ordem dela, cronológica, alfabética, ou por assunto (…)



Este é um passeio pelo enredo de “Leite derramado”, último livro de Chico Buarque. Quando terminei de o ler balbuciei para os meus botões: espectáculo! Assim reajo quando um livro me extravasa as expectativas. As latitudes que me prenderam: a forma como o autor conta o percurso de um país, (O Brasil) através das memórias de um velho aristocrata decadente, num monólogo absoluto, nele despontando a narrativa.



Num leito do hospital do Rio de Janeiro, um velho da linhagem D`Assumpção, genealogia de família tradicional, resiste em desperdiçar os seus últimos dias como um anónimo e decide contar as suas lembranças a quem o quisesse ouvir - os médicos, a enfermeira a quem chega inclusive a prometer casamento e à filha que o manda internar, entre outros.



O velho Eulálio, narrador e protagonista, por sua vez, escolhe um alter-ego, a esposa Matilde, de quem guarda as mais belas e tristes recordações. Igualmente, retive como brilhante o retrato de todo o fausto e requinte vivido entre Brasil e Europa, passando pela política, pelas relações entre classe e raça, em que o amor de Eulálio e Matilde fenece com a sensação de desolação eterna e absoluta. Diz o texto que Matilde foge, se apaixona por outro, morre num manicómio… enfim, meandros da imaginação de um velho derrotado pela vida.



“Leite derramado” não é (auto) biográfico. É narrativa existencialista. Com tudo o que de realista e de fantástico se nos empresta a existência. As lembranças do velho Eulálio são desconexas, anacrónicas sem o mínimo esforço cronológico, mas a sua força psicológica é existencial.



Chico Buarque reafirma, neste romance, que, para além de conhecedor profundo do processo histórico brasileiro, é um “caçador de heranças” culturais, sociais e familiares. Ironizando sobre o manancial das heranças com que promove o seu processo criativo, ele próprio diria que “tenho uma mãe centenária”, o que, na minha opinião, mexe com qualquer pandemónio da memória.

Texto publicado no blog http://odiaquepassa.blogspot.com/em julho de 2009. 
Leite Derramado acaba de ganhar o Prémio PT Literatura 2010  e neste mês já havia levado também o prêmio Jabuti de melhor livro do ano de 2010.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

*O FURACÃO*


Olhos desnudos de escuridão
Olhos vistos na solidão
Olhos do coração da terra
Olham a imensidão dos rios de lágrima
A correr pro olho do furacão
Olho gordo devorando, sugando, evaporando
Como bocas de ver idades centenárias
*
Denise Guerra

domingo, 7 de novembro de 2010

*MT: Ritual indígena é declarado patrimônio cultural brasileiro* Até que enfim!!!*

Livro do Escritor indígena Daniel Munduruku


Globo Amazônia
SÃO PAULO - O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural definiu nesta sexta-feira que o ritual yaokwa dos índios enawenê nawê, de Mato Grosso, seja considerado patrimônio cultural brasileiro. A decisão faz com que o ritual passe a ser protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O ritual yaokwa é a mais importante festa dos enawenê nawê, cerca de 500 índios que vivem numa aldeia na Terra Indígena Enawenê Nawê, na zona de transição entre o cerrado e a floresta amazônica, em Mato Grosso. O ritual dura sete meses. Uma parte importante do yaokwa consiste na pesca de barragem, feita com estruturas construídas de uma margem à outra do rio.
A comissão que avalia os processos de tombamento (no caso de patrimônios materiais) e de registro (para os imateriais) é formada por 22 conselheiros de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia, e trabalham em diferentes instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus.
*Fonte:

terça-feira, 2 de novembro de 2010

*A LIÇÃO DOS BALÕES e o Preconceito Racial*




 Era uma tarde de domingo e o parque estava repleto de pessoas que aproveitavam o dia ensolarado para passear e levar seus filhos para brincar. 
O vendedor de balões havia chegado cedo, aproveitando a clientela infantil para oferecer seu produto e defender o pão de cada dia. 
Como bom comerciante, chamava atenção da garotada soltando balões para que se elevassem no ar, anunciando que o produto estava à venda. 
Não muito longe do carrinho, um garoto negro observava com atenção. 
Acompanhou um balão vermelho soltar-se das mãos do vendedor e elevar-se lentamente pelos ares. 
Alguns minutos depois, um azul, logo mais um amarelo, e finalmente um balão de cor branca. 
Intrigado, o menino notou que havia um balão de cor preta que o vendedor não soltava. Aproximou-se meio sem jeito e perguntou: "moço, se o senhor soltasse o balão preto, ele subiria tanto quanto os outros?" 
O vendedor sorriu, como quem compreendia a preocupação do garoto, arrebentou a linha que prendia o balão preto e, enquanto ele se elevava no ar, disse-lhe: 
"Não é a cor, filho, é o que está dentro dele que o faz subir." 
O menino deu um sorriso de satisfação, agradeceu ao vendedor e saiu saltitando, para confundir-se com a garotada que coloria o parque naquela tarde ensolarada.