Encontramos blocos, cordões e agremiações por todo o país, mas, as manifestações de cada região são bem diferentes. No sudeste do Brasil é mais freqüente a cultura do carnaval baseado no ritmo samba, com as escolas de samba, apesar de encontrarmos as escolas de samba em quase todos os estados brasileiros com manifestações diferentes, claro.
Particularmente o Rio de Janeiro encabeçou a criação das Escolas de Samba e ainda é considerado a maior festa popular mundial merecendo a atenção do planeta de olho no nosso sambódromo. Mas, como somos um país continental dado a diversidades, temos um carnaval bastante variado. As regiões centro oeste e sul do Brasil misturam as manifestações carnavalescas tradicionais com a cultura local das violas e seus ritmos particulares.
Na região norte entre outras manifestações carnavalescas misturam-se a cultura das festas de bois de Parintins enriquecendo a região do amazonas com a criação das fantasias dos bois sendo comparado ao carnaval carioca.
A região nordeste tem um carnaval tão variado quanto as cores do arco-íris; o frevo e o maracatu ladeado por seus bonecos gigantes no Recife, os blocos Afro e de Axé na Bahia envoltos numa relação com o sagrado das religiões de matriz africanas. No nordeste os blocos saem de todos os lugares, mas, a tradição fica mesmo a cargo das grandes orquestras de frevo e das bandas de Axé.
*Afoxé Filhos de Gandhi na Bahia*
*Axé Music na Bahia*
A irreverência e a criatividade é o que nos iguala neste país continental. Sejam bem-vindos ao Carnaval Brasileiro!!!
O Brasil pela rica diversidade cultural, mostra nas várias regiões formas de expressões diferentes. E Carnaval não poderia ser diferente. Frevo, Maracatu, Afoxés, Samba... Uma grande riqueza de ritmos.
ResponderExcluirBjs.
E por isso que nosso pais é considerado um dos mais democraticos do mundo, pela sua diversidade, multietíco, multireligioso e desigual na distribuição de renda.
ResponderExcluirOi Guará, assim somos nós pluri em todas as dimensões: Social, cultural, econômica, política, étnica e tudo mais. Obrigada pelo comentário!Bjs!
ResponderExcluirOi Lucidreira, é verdade, só faltava agente se organizar melhor para as coisas tomarem um rumo mais condizente com toda esta diversidade. Obrigada pelos comentários! Bjs!
ResponderExcluir