Mais uma equipe de cinegrafistas, formada por indígenas Guarani, estará presente na realização do Encontro dos Povos Guarani da América do Sul - Aty Guasu Ñande Reko Resakã Yvy Rupa para registrar este, que é um dos maiores eventos da etnia.Ariel Ortega, Jorge Morinico e Germano Benites são Guarani-Mbya e foram capacitados pelas oficinas de vídeo do Ponto de Cultura Vídeo nas Aldeias de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que começaram a ser realizadas desde 2007.
*
O grupo participou da primeira oficina intensiva, com duração de aproximadamente dois meses, e, em meados de 2008, os seus registros resultaram no filme Duas Aldeias numa Caminhada. O longa metragem, de 1 hora e 5 minutos de duração, é falado em guarani e foi consagrado, em 2009, como melhor filme pelo Fórum Doc, do Festival de Cinema Etnográfico de Belo Horizonte. O filme, compactado em uma versão de 48 minutos, já foi exibido na TV Cultura e projetado nos Estados Unidos da América e Canadá.
O grupo Guarani-Mbya, que conta com uma nova integrante, Patrícia Ferreira, também formada na oficina de capacitação do Ponto de Cultura Vídeo nas Aldeias, já gravou novo material, em dezembro de 2009, que será editado este ano resultando em um novo filme dos cinegrafistas sobre a etnia Guarani.
*
Todo o material gravado durante o Encontro dos Povos Guarani da América do Sul resultará em documentário que será disponibilizado no Blog do encontro. O filme Nós e a cidade pode ser assistido no Blog em uma curta versão, dublada em português, de 5 minutos, na área Vídeos.Saiba mais sobre o Projeto Vídeo Nas Aldeias no seguinte endereço eletrônico.
*
O ENCONTRO OCORRERÁ ENTRE OS DIAS 02 A 05/02/2010, NA ALDEIA INDÍGENA TEKOHA AÑETETE, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE DIAMANTE D'OESTE - PARANÁ - BRASIL.
*
Acompanhe as notícias do Encontro em blogs.cultura.gov.br/encontroguarani(Heli Espíndola - Comunicação/SID)
Comunicação SID/MinCTelefone: (61) 2024-2379E-mail: identidadecultural@cultura.gov.brAcesse: www.cultura.gov.br/sidNosso Blog: blogs.cultura.gov.br/diversidade_culturalNosso Twitter: twitter.com/diversidademinc
Comunicação SID/MinCTelefone: (61) 2024-2379E-mail: identidadecultural@cultura.gov.brAcesse: www.cultura.gov.br/sidNosso Blog: blogs.cultura.gov.br/diversidade_culturalNosso Twitter: twitter.com/diversidademinc
Esse evento é para arrebentar.
ResponderExcluirBjs.
Querido amigo Guará, obrigada pela força, informações e etc. Bjs!
ResponderExcluirOi Denise!
ResponderExcluirObrigado por visitar e comentar em xanadu/poesias.
Volte sempre que quiser, será um prazer.
Adorei seus blogs, parabéns pelo belo trabalho.Já estou acompanhando.
Abraços
Tácito
Olá Denise
ResponderExcluirBoa tarde, passei para conhecer seu blog. Gostei.
Beijos
Olá Tácito, obrigada pela visita e por seguir o blog! Eu também adorei suas poesias e o visual do seu blog. Voltarei lá com certeza! Abraços!
ResponderExcluirOlá Wanderley, é um prazer recebê-lo aqui! volte sempre que puder, vou adorar! Bjs!
ResponderExcluirDENISE
ResponderExcluirSó Hoje respondo
não é normal eu demorar dois dias a falar com os meus amigos
.
Mas...tenho desculpa...A escola preenche-me o dia todo...e a noite é curtinha...
como estive a colocar livros nos envelopes o tempo foi escasso.
Agora mais liberta venho pedir desculpa pelo atraso e deixar ...poesia...
um beijinho
COR VERDE
Cor verde
Verde dos pinhais
E dos abetos
Que alegram
Os meus olhos...
----------
Olho-os e vejo
Os pássaros que chilreiam...
Que voam...
Que vivem plenamente...
A sua liberdade...
----------
E olho...
Fecho os olhos...
E sinto... que também eu...
Se fosse ave...
----------
Conseguia voar e ser...
Totalmente livre...
LILI LARANJO
Bom dia, Denise.
ResponderExcluirMuito bom esse post, temos de divulgar a nossa cultura, seu trabalho é muito bom. pena que não poderei estar presente.
Beijo grande e bom final de semana.
Olá Lili, fique a vontade quanto ao tempo de visitar-me, fico feliz quando vc pode vir! Adorei seu poema VERDE que é a cor dos meus olhos. Um grande Bjs! Volte quando puder!
ResponderExcluirOlá Silvana, obrigada pela visita! Temos esta missão e devemos plantá-la aqui na terra: Transmitir a cultura que nos fois passado pelos mais velhos. Aprendi muito com minha avó índia e um professor de Folclore maravilhoso com quem estive quase diariamente durante 4 anos FERNANDO LÉBEIS, que não está mais entre nós mas, que deve ser perpetuado pela obra que deixou! Saudações musicais!
ResponderExcluirDenise, vai lá no meu blog. Acabei de postar uma lenda que serve para ser recontada no seu.
ResponderExcluirBeijo;