Muitas das nossas brincadeiras populares vem de Portugal, da França e da África. A Amarelinha vem do francês la marelle, que por adaptação popular ganhou a associação com amarelo e o sufixo diminutivo inha. A Amarelinha (Macaca, em Portugal) é uma brincadeira muito antiga, fazendo parte do nosso folclore. Há muitas variações do jogo de amarelinha, entretanto, só encontrei na web e em livros versões com números e ritmos musicais dentro dos quadrados. Trago então a versão que eu uso para dar aulas de música com notas musicais e uma música ilustrativa. Mas antes vamos ver a história desta brincadeira:
A AMARELINHA É conhecida por diversos nomes:
Em Portugal há outras variações: jogo da macaca, jogar ou saltar à macaca (no norte), e ainda jogo-do-homem e pé-coxinho.
*Em Moçambique chama-se avião ou neca.
*No Rio de Janeiro (Brasil) pode ser ainda academia ou cademia e marelinha.
*Na Bahia e no Pará, (Brasil), diz-se pular macaco ou macaca, semelhante a Portugal.
*Em Minas Gerais (Brasil) é maré.
*No Rio Grande do Norte (Brasil) é avião, como em Moçambique.
*No Rio Grande do Sul (Brasil) é sapata.
*Na Espanha a brincadeira é chamada: cuadrillo, infernáculo, reina mora, pata coja ou rayuela.
*No Chile e no Peru é a rayuela.
*Na Colômbia é chamada coroza ou golosa.
*Nos Estados Unidos é hopscotch.
*Na França, por fim, é la marelle, denominação que deu origem a amarelinha, marelinha e maré no Brasil.
*Na Galiza o jogo tem vários nomes: a chapa, truco, mariola, peletre, cotelo, macaca, estrícula, entre outros. Apesar de que hoje a sua prática esteja muito reduzida, tempos atrás jogou-se em mais de 40 desenhos diferentes.
Em Portugal há outras variações: jogo da macaca, jogar ou saltar à macaca (no norte), e ainda jogo-do-homem e pé-coxinho.
*Em Moçambique chama-se avião ou neca.
*No Rio de Janeiro (Brasil) pode ser ainda academia ou cademia e marelinha.
*Na Bahia e no Pará, (Brasil), diz-se pular macaco ou macaca, semelhante a Portugal.
*Em Minas Gerais (Brasil) é maré.
*No Rio Grande do Norte (Brasil) é avião, como em Moçambique.
*No Rio Grande do Sul (Brasil) é sapata.
*Na Espanha a brincadeira é chamada: cuadrillo, infernáculo, reina mora, pata coja ou rayuela.
*No Chile e no Peru é a rayuela.
*Na Colômbia é chamada coroza ou golosa.
*Nos Estados Unidos é hopscotch.
*Na França, por fim, é la marelle, denominação que deu origem a amarelinha, marelinha e maré no Brasil.
*Na Galiza o jogo tem vários nomes: a chapa, truco, mariola, peletre, cotelo, macaca, estrícula, entre outros. Apesar de que hoje a sua prática esteja muito reduzida, tempos atrás jogou-se em mais de 40 desenhos diferentes.
REGRAS BÁSICAS em uma das versões do jogo da Amarelinha:
*
O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.
O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.
*
Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
*
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
*
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
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Em uma outra versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.
Em uma outra versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.
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♫VERSÃO COM AS NOTAS MUSICAIS♫
♫SÓ PARA DEIXAR CLARO, NÃO SEI QUEM INVENTOU ESTA VERSÃO MUSICAL, MAS, COMO NÃO ACHEI UM DESENHO COM AS NOTAS MUSICAIS ESTA AÍ FUI EU QUE FIZ.
♫Para crianças que estão aprendendo a ler terão que ler o nome das notas musicais nos quadrados. Para aquelas que estão aprendendo os sons das notas, ao chegar em cada quadrado deverão cantar o som das notas musicais. Repare que as notas na vertical possuem a distância de um Tom na escala diatônica e as notas na horizontal possuem a distância de um Semitom. Quando a pedrinha estiver em certa casa e a criança tiver que pular esta casa não deve cantar a referida nota musical. Não é tão fácil de executar, mas, a criançada se encanta com o desafio. Tente fazer!
*
♫AMARELINHA♫
( Música e Letra de Aurea Charpinel )
Gosto de pular a amarelinha com você
Meu bem, que bom
No céu eu vou entrar...
Gosto de cantar a amarelinha, só porque
Começa com o verbo amar.
*
Amarelinha
Amar é lindo
Amar é lenha
Que aquece o nosso coração...
*
A gente pulaA gente grita
A gente canta bem feliz uma canção.
Pula, pula a amarelinha, meu amor
Bate, bate no meu peito a emoção.
Quero ir com você aonde você for
Segure, por favor, a minha mão...
*
♫Ouça a Música em Mp3 neste endereço:♫
*Fontes:
Brinquei muito disso. E era uma forma também de tentar conquistar as meninas, era bom demias!
ResponderExcluirBelos tempos, velhos dias.
Guará, você deve ter dado muito trabalho aos seus pais e as meninas!!! rs,rs,rs... brincar é bom demais né?! Obrigada pela lúdica presença! Bjs!
ResponderExcluirUm pouco apenas, rsrsrsrsrs!
ResponderExcluirBjs.
Nossa...brinquei muito de amarelinha! rs
ResponderExcluirAliás, como era divertido ser criança no meu tempo...amarelinha, cabra-cega, chicotinho queimado, mamãe da rua, bandeirinha, queimado, mamãe posso ir?, e por aí vai...
Obrigada por me proporcionar essa lúdica lembrança.
Bjos ;)