Sugestão Literária: Daniel Munduruku, autor deste bonito panorama sobre as comunidades indígenas do Brasil, é índio e gosta de ser índio. Ou seja, acha fundamental o resgate do orgulho indígena, tão em baixa desde que os brancos aqui aportaram.Tanto que a expressão 'coisas de índio' tem valor negativo, querendo dizer - 'coisas de gente esquisita, de ignorante'. Mas, desde que conduzidos pela mão certa, basta umarápida olhada na cultura e na história dos povos indígenas para vermos que não é bem assim. 'Coisas de Índio' é um livro para pesquisa, acessível, interessante e muito atraente, capaz de fazer com que o leitor sensível compreenda toda a riqueza e pluralidade das coisas de nossos índios.
♫É UM BLOG QUE PRETENDE VALORIZAR A CULTURA POPULAR E O FOLCLORE ATRAVÉS DA MEMÓRIA SONORO-CORPORAL E DA ORALIDADE. COMPARTILHAR CANTIGAS, MÚSICAS POPULARES, DANÇAS, DITOS, BRINCADEIRAS, HISTÓRIAS, MITOS, UM DEDO DE PROSA E MUITO MAIS...♫
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
segunda-feira, 22 de junho de 2015
Curso de Extensão História e Memória Indígena - Polo Cederj - Duque de Caxias-RJ. Imperdível!
Em parceria com a Escola de História da UNIRIO e o Cederj, a Anpuh-Rio oferece o curso de extensão universitária História e Memória Indígena, coordenado pelo professor Marcos Barreto, doutorando em Memória Social. O curso, realizado em cinco encontros quinzenais, terá carga horária total de 25 h/a. Os encontros serão realizados entre 19h30min e 21h30min no polo Cederj da cidade de Duque de Caxias, cujo endereço se encontra abaixo. Nesse momento serão ofertadas 30 vagas. Antes de realizar sua inscrição tome ciência das seguintes informações:
O curso é gratuito?
Sim. O interessado não terá qualquer despesa com a inscrição.
Qual é o prazo de inscrição?
As inscrições serão realizadas de 21 de junho a 24 de julho de 2015.
Quem pode se inscrever?
Alunos dos cursos de graduação das IES participantes do consórcio Cederj (Cefet, Uenf, Uerj, Uff, UFRJ, UFRRJ, UNIRIO), associados da Anpuh-Rio e professores da rede pública municipal e estadual do município de Duque de Caxias.
Quais serão os critérios para preenchimento das vagas?
Terão preferência as inscrições realizadas por alunos dos cursos de graduação das IES que fazem parte do consórcio Cederj, tanto na modalidade à distância, como na modalidade presencial. Caso ainda restem vagas, terão preferência os associados da Anpuh-Rio.
Como se inscrever?
As inscrições serão realizadas por meio de formulário eletrônico disponível aqui.
Como saber se fui selecionado?
A Anpuh-Rio entrará em contato, por e-mail, com os selecionados e divulgará em sua página eletrônica a listagem com os selecionados.
Quando serão realizados os encontros?
Os encontros são quinzenais e serão realizados nos dias 06/08, 20/08, 03/09, 17/09 e 01/10. Para maiores informações sobre os encontros, ementa e cronograma do curso acessem o arquivo disponível aqui.
Vou receber certificado?
Sim. Todos os inscritos que comparecerem, no mínimo, a 4 encontros receberão certificado de participação com carga horária de 25h/a. Os certificados serão distribuídos pelo responsável no último encontro do curso.
Polo Cederj – Duque de Caxias
Rua Marechal Floriano 555, Jardim 25 de Agosto
Demais dúvidas ou outras informações: anpuhrio@gmail.com