sexta-feira, 24 de junho de 2011

*Quando é que se 'Pensará' em Deixar Filhos Melhores para o Nosso Planeta?"

A Evolução da Educação:
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...Agora mudou tudo!

Leiam o relato de uma Professora de Matemática: 

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. 

Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. 
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim: 


1. Ensino de matemática em 1950: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 

O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. 
Qual é o lucro? 

2. Ensino de matemática em 1970: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 

O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro? 

3. Ensino de matemática em 1980: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 

O custo de produção é R$ 80,00. 
Qual é o lucro? 

4. Ensino de matemática em 1990: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 

O custo de produção é R$ 80,00. 
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00 


5. Ensino de matemática em 2000: 

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 

O custo de produção é R$ 80,00. 
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
(  )SIM (  ) NÃO 


6. Ensino de matemática em 2009: 
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. 

O custo de produção é R$ 80,00. 
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00. (  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00 
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança. 

*Esta questão foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
*Todo mundo está 'pensando'
em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
*Quando é que se 'pensará'
em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Fonte:
Recebido por email através de uma amiga professora. Não constava o autor(a). Retirei o último parágrafo, pois, trazia fortes indícios do crime de Racismo aos negros e indígenas, além de preconceito contra as pessoas com deficiência. Procuro aproveitar o que há de útil nas coisas que recebo.

domingo, 19 de junho de 2011

*Curso de História da Baixada Fluminense em Queimados pela UNIRIO, UFRRJ e IPHAN*

Enviado pelo blog  Memória e Patrimônio Histórico de Queimados na pessoa do profº Nilson a quem agradecemos a gentileza da informação!
Fonte: http://memoriaqueimados.blogspot.com/

terça-feira, 14 de junho de 2011

*Escultor de Vidas*


Não vai dar tempo de dizer quanto tempo o tempo tem
e também não há tempo tão ajeitadinho assim para dizermos: que tempo bom!
Ou o pobre tempo estaria num destes dias tão desajeitado 
que poderíamos escutar: que tempo ruim! 
Coitado do meu tempo, o ruim é não tê-lo maior
Imaginem um senhor velhinho de barbas brancas andando pelas ruas
Onde pessoas o classificariam em bom ou ruim conforme os ventos?
Definitivamente não conhecemos o velho e bom (ou ruim) Tempo
mas, que ele é o escultor de nossas vidas isso é!
*
Denise Guerra